quant
Fique ligado

Desporto

Luis Delgado e André Cabeças os vencedores do Rali de Santo Tirso (com vídeo)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Os jovens João Andrade e João Gonçalves deram continuidade em Santo Tirso à sua luta no Campeonato Start Norte de Ralis, mas viram chegar um novo adversário de respeito: Luis Delgado que chegou, viu e venceu, ainda que não o tenha conseguido com facilidade. André Cabeças e Bino Santos levaram o Mitsubishi Mirage Evo ao triunfo na prova extra.

A prova do Clube Automóvel de Santo Tirso voltou a evidenciar todas as suas qualidades, para além de 81 equipas inscritas, teve muito publico a assistir e encerrou em apoteose com o regresso da tradicional super-especial noturna, este ano mais longa e melhorada. Armindo Araújo fez de carro 0 com o seu carro de treinos, mas para a super-especial pegou Skoda Fabia Rally2 Evo levou a vereadora do Desporto – Sara Moreira – como navegadora e fez uma exibição inesquecível na dupla passagem a abrir e a fechar a especial espetáculo da prova.

João Andrade e Sérgio Paiva começaram a liderar a prova com o Peugeot 208 frente a João Gonçalves e Rui Araújo com o Honda Civic a perderem 4,4s nos dois primeiros troços. Na PEC3 Andrade fura e acaba por ter uma ligeira saída de estrada em função disso, a liderança fica nas mãos de João Gonçalves mas na PEC 4 é a sua vez de perder tempo com problemas no acelerador do Honda.

Fruto dos acontecimentos Luis Delgado chegava à liderança da prova depois de um início cauteloso. O piloto flaviense navegado por Paulo Silva tinha 23,4s de vantagem para os dois troços que faltavam mais a super-especial, vantagem que soube gerir para vencer por 22,3s. “Entramos com cautela porque pouco rodamoscom o carro, depois fomos subindo o ritmo e no fundo acabamos por ser felizes quando os nossos adversários se atrasaram.”

Fora da luta pela vitória, João Andrade e João Gonçalves guerrearam-se pelo 2º lugar e este só ficou decidido na super-especial onde Andrade fez um tempo canhão, mas nem era preciso tanto porque Gonçalves não tinha os pneus adequados para o piso de paralelo e perdeu bastante tempo. No final a diferença entre ambos foi de 7,3s.

Mário Castro e Ricardo Cunha levaram o Ford Fiesta Ecobost ao 4º lugar final apesar de um susto na super-especial. Tiago Caetano / Pedro Dias da Silva conseguiram o 5º posto final tendo sofrido alguns problemas de injeção no Citoen Saxo. Terminaram 45 equipas na prova reservada ao Campeonato Start Norte de Ralis.

Referência para Celso Moura / Ludgero Leal que abandonaram na PEC4 com problemas no Peugeot 205 Maxi quando estavam no 4º posto, bem como para a dupla Tirsense Bruno Leão / Ana Rita Faria que depois do 6º tempo no troço inaugural tiveram problemas de transmissão no BMW E30 desistindo após a PEC2. Cristina Silva / Eliana Monteiro no Ford Fiesta foram a melhor das várias duplas femininas que alinharam nesta prova.

André Cabeças dominou a prova extra

A prova extra destinada aos concorrentes com viaturas não elegíveis para o Campeonato Start Norte de Ralis foi dominada por André Cabeças / Bino Santos no Mitsubishi Mirage Evo, e a concorrência mais forte veio de Jorge Santos / Alexandre Rodrigues num Skoda Fabia S2000.

Cabeças começou com uma penalização de 10seg por falsa partida logo no troço inaugural ficando a liderança para Jorge Santos. Cabeças reagiu no segundo troço e instalou-se no 1º posto aproveitando o facto de Santos se ter esquecido de ligar o modo “Stage” no seu Skoda. Mas as pripécias para o homem do Fabia S2000 continuaram com problemas de alternador acabando por desistir após a PEC 6 antes da super-especial quando estava no 2º posto a 14 segundos de Cabeças.

Anúncio

Jorge Perez e Angel Perez levaram o belo e bem audível Porsche 997 GT3 ao 2º posto final a 1m02,7s. José Silva e Paulo Lopes fecharam o pódio com o Skoda Fabia R5 já a 2m10,2s.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...