https://autosolucoes.pt/

Lousado vai ter o maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica

A Medway, empresa líder no transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, apresenta esta terça feira o projeto para o Terminal Ferroviário de Mercadorias e a respetiva Unidade de Execução, que ficará localizado na Freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão.

Refira-se que, inicialmente anunciado como um investimento de 35 milhões de euros, o terminal de Lousado prevê agora um investimento de 63 milhões, devido a diversos melhoramentos que foram sendo introduzidos no projeto, segundo anunciou a empresa em maio deste ano.

Com ligação ferroviária direta, através da Linha do Minho, bem como com as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, este terminal irá potenciar a indústria exportadora local, facilitando a logística das suas mercadorias, contribuindo, desse modo, para a economia e o emprego da região.

Com quatro linhas férreas de 750 metros, o terminal terá uma área de 220 mil metros quadrados e capacidade para 11.000 TEU (cada TEU equivale a cerca de 6,1 metros, o comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).

O projeto inclui também ligação para contentores refrigerados, área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.

A Medway detém 69 locomotivas (35 elétricas e 34 a diesel) e 2.917 vagões, assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário. Faz parte da Medlog, um operador logístico com atividade em mais de 70 países.

Leia também...