quant
Fique ligado

Santo Tirso

Livro “Da Maia Nasceu Portugal” apresentado na Biblioteca de Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Carlos Magalhães apresenta, a 13 de janeiro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, o livro “Da Maia Nasceu Portugal”. A entrada é livre.

A obra propõe levar o leitor até à Terra da Maia, considerada “berço dos notáveis aristocratas portucalenses Mendes da Maia”, num “minucioso” estudo que “mostra o quão decisiva foi a sua descendência para o destino de Portugal”. “Quando na corte de Dona Teresa ganhavam força os aristocratas galegos, os Mendes da Maia forjavam a independência e, unindo forças com D. Afonso Henriques, saem vencedores na batalha de S. Mamede, em 1128”.

Carlos Magalhães conclui que “na formação de Portugal, mais importante que o locus é a génese”.

“Se Guimarães, para onde muitos anos antes se deslocalizara o presor Vímara Peres, o primeiro conde portucalense, foi o marco geográfico da contenda que derrotou o conde de Trava e a rainha Dona Teresa e assinalou a data informal da independência do reino, só mais tarde ratificada com o tratado de Zamora e a bula Papal, foi na linhagem dos ricos-homens da terra da Maia que a revolução separatista se engendrou. Também se, por volta de 1119, o príncipe Afonso passa a residir em Guimarães, sobre ele incide necessariamente a influência inalienável do arcebispo de Braga, D. Paio Mendes da Maia, segundo muitos o verdadeiro mentor das pretensões independentistas do nosso primeiro rei”.

Este é o mais recente livro do autor, que também já lançou “Soeiro Mendes da Maia” e “Manuel Francisco Teixeira 1910-2005”.

Pode ler também...