quant
Fique ligado

Biz & Tech

Indústria 4.0: Navegando entre as Expectativas e as Realidades da Nova Era Industrial

Simão Campos

Publicado

em

Publicidade

A Indústria 4.0, um termo que se originou na Alemanha, é uma revolução que está redefinindo os alicerces da produção industrial. Caracterizada pela transição de uma produção em massa para uma personalização em massa, esta nova era é marcada por uma mudança paradigmática no modo como as fábricas operam. A interconexão de dispositivos através da Internet das Coisas (IoT) está na vanguarda desta transformação, promovendo uma maior inteligência e eficiência nos processos produtivos.

Os avanços tecnológicos na Indústria 4.0 estão a abrir caminho para a inovação desde a conversão da venda até ao fim de vida dos produtos. Prevê-se que, no futuro, todos os equipamentos serão equipados com sensores IoT desde a sua fase de fabricação, iniciando um ciclo de produção altamente automatizado e personalizado. Esta evolução não só afeta a forma como os produtos são fabricados, mas também influencia toda a cadeia de valor, desde a produção até à logística.

A Indústria 4.0 distingue-se também pela sua diversidade tecnológica. As soluções de low-code/no-code estão a democratizar o acesso à programação, enquanto os digital twins permitem simular e replicar digitalmente processos antes da sua execução física. A realidade aumentada, integrada com os digital twins, está a emergir como um recurso essencial, especialmente em manutenções remotas. Adicionalmente, a análise de grandes volumes de dados, que chegam a escalas de zettabytes, está a transformar a forma como as empresas personalizam serviços e impulsionam o aprendizado de máquina, essencial para manutenções descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas.

Contudo, a Indústria 4.0 não está isenta de desafios, especialmente no que toca ao mercado de trabalho. Profissões tradicionais enfrentam transformações profundas, exigindo novas competências como inteligência social, criatividade e habilidades em manuseio de dados. A necessidade de manter um equilíbrio entre automação e o fator humano é fundamental, como destacado por figuras notáveis do setor tecnológico.

Enquanto a Indústria 4.0 continua a evoluir, já se vislumbra o horizonte da Indústria 5.0, focada no ser humano e na economia circular. Esta próxima fase promete uma integração mais harmoniosa entre tecnologia, sustentabilidade e humanidade. A visão para o futuro é não apenas de avanços tecnológicos, mas também de uma maior consciência do impacto ambiental e social das atividades industriais, apontando para uma indústria mais responsável e centrada no ser humano.

No contexto da transição para a Indústria 4.0, o programa Portugal 2030 surge como um motor essencial de financiamento e apoio. Dentro das suas áreas de atuação, duas destacam-se pela sua relevância para fomentar investimentos neste setor. Primeiramente, “Portugal + Inteligente”, com o seu enfoque em investigação e inovação, digitalização, e competitividade das empresas, alinha-se perfeitamente com as necessidades da Indústria 4.0. Este pilar do programa promove a especialização inteligente e a transição industrial, oferecendo um terreno fértil para projetos que buscam integrar tecnologias avançadas, como IoT, realidade aumentada e soluções de big data, no tecido industrial.

Além disso, “Portugal + Verde”, orientado para a transição verde e a economia circular, é de importância capital para as indústrias que buscam alinhar-se com as práticas sustentáveis. Este aspeto do programa Portugal 2030 é particularmente pertinente, dado que a Indústria 4.0 não se limita apenas a avanços tecnológicos, mas engloba também uma consciência crescente sobre o impacto ambiental e a sustentabilidade. Através deste apoio, as empresas podem desenvolver projetos que não só elevam a sua eficiência e inovação, mas também contribuem para uma pegada ecológica mais reduzida, indo ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Assim, o programa Portugal 2030 representa uma peça fundamental na promoção e financiamento da Indústria 4.0, alinhando-se com as diretrizes europeias e globais para um desenvolvimento industrial mais inteligente, sustentável e centrado no futuro.

A transição para processos mais automatizados, integrados e sustentáveis exige um entendimento profundo não só das tecnologias envolvidas, mas também das nuances do mercado, das regulamentações em vigor e oportunidades de financiamento. A Vértice, com a sua experiência e conhecimento em inovação e digitalização, pode guiar as empresas através deste labirinto de desafios, assegurando que aproveitem ao máximo as oportunidades oferecidas pelo programa Portugal 2030. Com uma abordagem personalizada, a consultoria especializada pode ajudar as empresas a adaptarem-se, não só às tecnologias atuais da Indústria 4.0, mas também a prepararem-se para os futuros desenvolvimentos da Indústria 5.0.

Pode ler também...