quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão promove programa para viver a Semana Santa

Na próxima sexta-feira, a Via Sacra Jovem faz-se pelas ruas da cidade, a partir da Igreja Matriz Nova, às 21h30.

Avatar

Publicado

em

CM VNF
Publicidade

“Uma programação intensa, direcionada para a vivência comunitária, religiosa e cultural”. Foi desta forma que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão anunciou o cartaz alusivo à Semana Santa, que naquele concelho decorre com várias iniciativas, até 30 de março.

Aposta cultural da autarquia, este que é o mais importante período da Igreja Católica é considerado um argumento para fazer de Famalicão “um ponto de passagem obrigatório no roteiro regional do turismo religioso”.

O programa iniciou a 16 de março, com a 2.ª edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico de Vila Nova de Famalicão, e teve um dos momentos altos no dia seguinte, com a Via Sacra ao vivo, encenada pelos utentes do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência de Touguinha.

Na próxima sexta-feira, a Via Sacra Jovem faz-se pelas ruas da cidade, a partir da Igreja Matriz Nova, às 21h30.

No próximo fim de semana, a 23 e 24 de março, repete-se o certame Páscoa Doce, na Praça D. Maria II. A iniciativa inclui o Concurso de Doces Caseiros de Páscoa, workshops e um concerto de Páscoa, protagonizado pela Banda de Famalicão, a realizar no dia 23, na Igreja Matriz Nova, às 21h30. Já no dia de Domingo de Ramos terá lugar o Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’, que vai percorrer as ruas da cidade famalicense, a partir das 15 horas.

A Procissão de Ramos sai da Praça 9 de Abril, às 10h00, até à Igreja Matriz Nova, onde se celebrará a eucaristia.

A 28 de março, o destaque vai para a recriação da “Última Ceia”, na Praça 9 de Abril, às 21h00, e para a Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’, meia hora depois, com início na Igreja Matriz Antiga. A recriação do Julgamento de Jesus no Pretório, a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Enterro do Senhor, acontecem no dia seguinte, a partir das 20h30, na Praça 9 de Abril e na Igreja Matriz Antiga, respetivamente.
Na véspera da Páscoa, a Igreja Matriz Nova acolhe a Vigília Pascal, às 21h00. No domingo, 31 de março, a saída dos compassos acontece às 09h30, na Igreja Matriz Antiga, enquanto a eucaristia solene tem lugar na Igreja Matriz Nova, às 12h30.

A Confraria das Santas Chagas, entidade organizadora da Semana Santa de Famalicão, assegura que tem procurado cimentar a programação, apostando em dinâmicas mais atrativas. “Das celebrações litúrgicas às recriações históricas, do teatro à música, da arte à espiritualidade, da tradição à contemporaneidade, a Semana Santa envolve cada vez mais instituições e público, num programa singular e atrativo que reflete o crescimento e a aposta que temos feito na promoção dos eventos além das fronteiras de Vila Nova de Famalicão”, destaca José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas.

Pode ler também...