quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão confiante na candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2025

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vila Nova de Famalicão deu hoje as boas-vindas aos comissários da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto e da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto que nos próximos três dias vão avaliar a candidatura do município famalicense a Cidade Europeia do Desporto em 2025.

A delegação, chefiada pelo presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupatelli, foi recebida esta manhã, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Mário Passos, que reiterou a vontade e o mérito do município para acolher esta distinção.

“A nossa confiança em relação a este desafio cresce a cada dia que passa, não por presunção, mas porque estamos cientes de que a nossa candidatura assenta em bases sólidas” de promoção do desporto para todos “e pelos números impressionantes da dinâmica desportiva do nosso concelho”.

O edil fez ainda referência às mais de duzentas associações e instituições desportivas famalicenses que promovem perto de 80 modalidades, envolvendo mais de 80 mil praticantes regulares, aos quase 120 eventos desportivos apoiados pelo município e ao investimento municipal de 8 milhões de euros em 2023 para a área do Desporto.

A receção desta segunda-feira foi já uma demonstração da vitalidade e diversidade desportiva de Famalicão, com a presença de atletas e dirigentes de diferentes modalidades.

“Deixa-nos muito agradados ver esta presença e este conceito do município, que aposta na promoção do desporto para todos, com tão grande disponibilidade de técnicos a acompanharem as atividades desportivas na cidade, um bom exemplo e que muito valorizamos” disse Gian Francesco Lupatelli.

Ao longo dos próximos dias a comissão de avalização visitará espaços desportivos e instituições e acompanhará atividades para avaliar as potencialidades da candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025.

É o caso dos novos campos 3×3 Basketart, espaço para a prática do basquetebol instalados no Parque da Juventude.

Trata-se de um projeto promovido em articulação com a Federação Portuguesa de Basquetebol, que tem desafiado os municípios a ocupar espaços públicos com campos de basquetebol inseridos na mancha urbana, aliando ainda a arte, neste caso com o envolvimento d’ A Casa ao Lado. “É um grande contributo para incentivar a prática do desporto na rua, de forma descomprometida, e um projeto que queremos alargar às vilas de Joane e Ribeirão”, apontou Mário Passos.

A comitiva acompanhou depois a apresentação da 15.ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico, a realizar entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2024, numa organização conjunta entre as cidades de Famalicão e Braga.  Organizada desde 1995, a competição pretende promover o desporto, a convivência entre os jovens e, também ao melhor conhecimento entre os cidadãos das regiões Norte de Portugal e da Galiza. É um evento desportivo transfronteiriço único na Europa, com uma participação que tem vindo a aumentar, contando atualmente com mais de 2000 participantes.

Anúncio

Pode ler também...