Select Page

Famalicão celebra 184 anos de municipalidade

Famalicão celebra 184 anos de municipalidade

Vinte e oito empresas e instituições famalicenses vão receber este sábado, dia 28 de setembro, a marca de qualidade “Selos Famalicão Visão’25”, na habitual cerimónia comemorativa do 184.ª aniversário do Dia do Concelho.

Este ano, a sessão solene da efeméride decorrerá em Riba de Ave, no Largo da Igreja, pelas 10h00 e voltará a ficar marcada pela entrega dos Selos, atribuídos anualmente pela autarquia para reconhecer as iniciativas, ações ou projetos desenvolvidos no território que têm contribuído para a coesão, competitividade e desenvolvimento inteligente e sustentável do concelho famalicense.

Esta é já a quarta edição dos Selos Famalicão Visão’25, que se distribuem por 4 categorias: “Famalicão Made IN”, “B- Smart Famalicão”, “Força V – Famalicão Voluntário” e “Famalicão Comunitário”.

Na categoria “Famalicão Made IN” são reconhecidos os projetos empresariais que potenciam a incorporação tecnológica, procuram a excelência na produção, desenvolvem uma economia baseada no conhecimento e na inovação e aumentam a competitividade e a internacionalização. Na categoria “B-Smart Famalicão” são reconhecidos projetos ou ações que aumentam a qualidade de vida, otimizando as ligações entre o rural, o urbano e o industrial, e conduzem a um território mais autossuficiente, sustentado na economia doméstica. Na categoria “Força V – Famalicão Voluntário” são reconhecidos projetos ou ações que impulsionam novos ambientes de participação e envolvimento da comunidade. Na categoria “Famalicão Comunitário” são reconhecidos projetos ou ações que valorizam o coletivo, reforçam a cooperação entre diversos atores e promovem a corresponsabilização dos cidadãos.

Recorde-se que no dia 28 de setembro de 1835 teve lugar a primeira reunião da Comissão Municipal, presidida por António Ribeiro de Queiroz Moreira, que abriu e definiu os destinos à terra de Vila Nova, na sequência do restabelecimento da autonomia municipal de Vila Nova de Famalicão, proclamada pela rainha D. Maria II.

Passam, este ano, 184 anos sobre este relevante acontecimento da história da nossa comunidade, que deu origem ao Concelho de Vila Nova de Famalicão. É esta importância histórica que está na base da Sessão Solene do Dia do Concelho e que faz justiça à História de Vila Nova de Famalicão, mas que ao mesmo tempo atualiza as intenções dos sete cidadãos famalicenses que, em 1835, concorreram para a criação do concelho, lançando os alicerces do futuro.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização