quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão assinala Semana Internacional de Arquivos com webinnar

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O municipio de Vila Nova de Famalicão vai assinalar entre 7 e 11 de junho de 2021, a Semana Internacional de Arquivos #IAW2021. No dia 9, quarta-feira, pelas 18h00, irá decorrer um Webinnar dedicado ao tema “O cidadão consome e produz informação: os Arquivos cá estão!”, que destaca o princípio fundamental de que o cidadão tem o direito de acesso aos arquivos de órgãos públicos e os arquivos têm que gerir e preservar a informação. Com Luísa Alvim (Arquivo Municipal) e Pedro Ferreira (Arquivos da Rede de Museus), a iniciativa destina-se ao público em geral. A sessão será via plataforma Zoom, as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até 7 de junho através do e-email isabelferreira@famalicao.pt. Os interessados em receber um certificado de presença terão de solicitar. A sessão será transmitida em direto no facebook da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

 

Refira-se que o Arquivo Municipal Alberto Sampaio é um serviço do município de Famalicão que se ocupa do arquivamento, gestão e preservação dos documentos que o município produz e recebe no âmbito das suas funções. A Rede de Museus de de Famalicão é constituída por doze unidades museológicas e possui, também, acervos arquivísticos em várias unidades.

 

A Semana Internacional dos Arquivos tem como tema deste ano #EmpoweringArchives – capacitar os arquivos. Este tema pretende sublinhar a relevância dos mesmos, bem como a importância do tratamento e da preservação dos registos da atividade das instituições, atividades essenciais para garantir a transparência e democracia.

 

Como seria viver num mundo sem arquivos? O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do ICA – International Council of Archives, em novembro de 2007. Esta data foi escolhida por ter sido a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou este Conselho.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...