quant
Fique ligado

Santo Tirso

Eurodeputado propõe criação de Plataforma de Investimentos para a Indústria Têxtil

Eurodeputado José Manuel Fernandes reuniu, no CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, a 14 de abril, com empresários do setor têxtil.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Para responder aos desafios da transformação da circularidade do setor, descarbonização e digitalização é preciso criar uma Plataforma de Investimentos para a Indústria Têxtil. Esta foi a proposta deixada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes numa reunião de trabalho realizada no CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, a 14 de abril, com a presença do administração daquele centro de investigação, António Amorim, do presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, o tirsense Mário Jorge Machado, e do presidente do conselho de administração da empresa Riopele, José Alexandre Oliveira.

Através desta plataforma, que na ótica do chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu deve ser criada pelo governo, deverá ser possível “conjugar subvenções e empréstimos”, a partir de “instrumentos financeiros para a capitalização do setor”.

Segundo comunicado do eurodeputado, “a maior preocupação ouvida dos empresários auscultados é conseguir aproximar o custo das roupas orgânicas ao sintético”.

“O setor têxtil é especialmente proativo e tem procurado corresponder aos consumidores mais ecologicamente conscientes, que preferem roupas com fibras naturais e tecidos reciclados, dados os benefícios para a saúde e o meio ambiente. Em resposta a esta procura do consumidor e à pressão da Europa para tornar as suas operações mais verdes, a indústria têxtil portuguesa está a dar importantes passos no sentido de usar biomateriais e tecidos mais sustentáveis”, acrescentou, que aponta para as dificuldades vividas pelas empresas na sequência da pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, do “aumento dos custos de produção, devido ao aumento dos preços da energia, nomeadamente do gás natural”.

Apesar disso, em Portugal, em 2022, o têxtil e o vestuário tiveram um volume de negócios de 8645 milhões de euros, empregam mais de 128 mil trabalhadores e exportaram 6122 milhões de euros. A Europa continua a ser o principal mercado, com a Espanha a liderar o destino de exportações do setor, onde cresceu cerca de 3% face a 2021. Na França, exportou mais 21% em valor e mais 7,7% em quantidade, e em Itália, vendeu mais 17% em valor e mais 25% em quantidade.

Pode ler também...