quant
Publicidade

Fique ligado

V.N. de Famalicão

Eleições em Ribeirão: o que propõem os candidatos?

Impasse político precipitou a convocação de eleições intercalares que estão marcadas para 11 de junho.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O caso “elevador” fez estalar um verniz que, desde o início, revelou grande fragilidade, não fosse a estabilidade política estar “dependente” de um acordo entre antigos camaradas de partido, separados por divergências – vulgo nomeações – políticas, que os fizeram concorrer à mesma Assembleia de Freguesia com projetos diferentes. No fim do ano, Ribeirão ficou órfão de governantes na Assembleia de Freguesia, após demissão do presidente Leonel Rocha e restantes elementos do executivo da Junta. O impasse político precipitou a convocação de eleições intercalares que estão marcadas para 11 de junho. A votos vão cinco projetos políticos, com Leonel Rocha (PSD/CDS), Cristina Santos (movimento independente Juntos por Ribeirão), Rúben Gomes (PS), Miguel Cruz (Chega) e Sara Silva (CDU) como cabeças de lista. Nesta edição, compilamos as principais propostas de cada candidato, pela ordem da votação das últimas autárquicas.

Leonel Rocha (PSD/CDS-PP)

Dar continuidade ao trabalho que estava a ser feito tem sido a abordagem do candidato nesta corrida às eleições, como também a promoção de uma “dinâmica” que passa pela capacitação das pessoas, através de áreas que, acredita, passavam ao lado destas autarquias.
Leonel Rocha refere-se, por exemplo à cultura, que considera “fator fundamental” para o desenvolvimento de uma comunidade, a educação, formal e não formal, e a formação de adultos. O apoio ao movimento associativo e a promoção de novas coletividades, com atividades em áreas não exploradas, como o teatro, é outra das medidas defendidas pelo candidato, que reconhece que, nas acessibilidades, há muito que pode ser feito, nomeadamente ao nível da modernização e alargamento de vias e construção de passeios para peões. Há ligações importantes, defende, como a ligação entre o MAF (Mercado Abastecedor de Famalicão) e o Lago Discount, e requalificações prementes, como a Estrada de Vilarinho.
No ambiente, Leonel Rocha propõe-se avançar com um projeto pioneiro de recolha seletiva porta a porta, com o objetivo de terminar com os ecopontos, que se tornam, devido à falta de civismo, fontes de lixeira. O candidato defende ainda que vai executar a solução encontrada para a limpeza do espaço público, como as valetas.

Cristina Santos (Juntos por Ribeirão)

Quanto às infraestruturas e acessibilidades, a candidatura de Cristina Santos tem como novas propostas a requalificação da zona envolvente ao centro de saúde, revitalização da zona ribeirinha ali entre o centro de saúde e a Avenida 3 de julho, reinvindicar junto da tutela o reforço da segurança rodoviária na EN14 e requalificar e construir passeios na Avenida Rio Ave.
Na saúde e ambiente, a candidata propõe-se criar trilhos pedonais em parceria com as freguesias limítrofes, limpar as margens dos rios Ave e Veirão, estudar a criação de um circuito pedonal entre a Ribeira de Silva e o Parque de Lazer do Rio Veirão, aumentar o número de contentores do lixo de rua, requalificar os ecopontos existenes e criar mais pontos de recolha de óleos alimentares usados.
Além de contratar novos funcionários para manutenção e limpeza da freguesia, a candidata pretende construir um espaço cultural multiusos/casa da juventude/biblioteca, criar a Semana Jovem, implementar o orçamento participavito e reativar o desfile de moda integrado no “(Vi)Ver Ribeirão”.
Na ação social, propõe a criação de um programa de apoio aos voluntários que prestem serviços regulares em associações humanitárias e criar uma universidade sénior.

Rúben Gomes (PS)

Nas acessibilidades, Rúben Gomes garante uma autêntica revolução com novas vias: ligação de Aldeia Nova e Salgueirinhos à Zona Industrial Sam; ligação do Xisto a Outeirinho, Boucinhas e Aldeia Nova; acesso entre Aldeia Nova e a estrada Famalicão-Póvoa de Varzim pelo Moinho do Vento; novos acessos a Ferreiros; e ligação da Rua de Santa Maria à Avenida da Indústria.
O socialista assume o compromisso criar de um Vale Natalidade, no valor de 500 euros, por cada recém-nascido residente em Ribeirão, promover a criação da Universidade Sénior e criar uma Loja Social para doação de bens às famílias mais vulneráveis.
Criar o Mercado de Produtos Biológicos de Ribeirão para produtores locais é outra das medidas, assim como promover a criação da Associação Empresarial e Comercial de Ribeirão.
Outra medida é a criação do Conselho Associativo Ribeirense, que integre representantes de associações e instituições da vila, assim como a dinamização do Roteiro Gastronómico.
O candidato propõe-se promover o Orçamento Participativo Jovem e atribuir bolsas de mérito escolares. Criar um posto avançado da Polícia Municipal, um passadiço nas margens do Rio Veirão, com ligação ao Rio Ave, alargamento do Parque de Lazer, criação de circuito de manutenção ao ar livre na Colina do Ave, e plantação de árvores são outras propostas.

Miguel Cruz (Chega)

Na saúde, o candidato do Chega considera importante ampliar e requalificar o centro de saúde, e dotar os serviços de saúde da vila com novas especialidades. Desenvolver esforços para criação de um posto da GNR e dos bombeiros voluntários de Ribeirão são as propostas na área da Proteção Civil, enquanto na Educação, a proposta é alargar a oferta educativa até Ensino Secundário.
O Chega pretende embelezar as rotundas da vila com símbolos históricos e culturais, e recuperar o património moninológico. Miguel Cruz quer construir a Cidade do Associativismo, com a construção de um multiusos e criação de uma zona verde de grandes dimensões. Na rede viária, a candidatura aposta na criação de uma estrada de acesso à Zona Industrial entre Sam e Mogueira e uma ligação à A7, melhorar a sinalização e construir passeios em várias ruas.
Nas áreas do lazer e desporto, o Chega propõe a criação de um passadiço e pista de pesca junto ao Rio Ave, construção de uma piscina exterior e criação de trilhos para a prática desportiva.
Miguel Cruz propõe-se também aumentar as competências e serviços da Junta de Freguesia, adquirir um miniautocarro, construir o Mercado da Vila, atribuição do cheque-bebé, promoção de formações direcionadas ao movimento associativo e criação da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão.

Sara Silva (CDU)

Sara Silva candidata-se com o objetivo de fazer da Assembleia de Freguesia um espaço de participação aberto e plural. Além de se comprometer na luta contra o enceramento de serviços públicos ou de agências bancárias, a cabeça de lista pela CDU defende a melhoria dos acessos à vila, a requalificação da zona ribeirinha, com a construção de uma ciclovia e de um Parque de Merendas e Lazer.
A construção de um posto da GNR é outras das reivindicações, assim como é proposta o reforço de apoios sociais, nas escolas e comunidade, através da criação de incentivos à natalidade e à fixação de jovens casais na freguesia.
Sara Silva considera também prioritário dinamizar o Parque de Santa Ana e o Parque do Rio Veirão e lá colocar mesas de merenda com sombra, promover a limpeza das ruas e o asseio dos espaços públicos e descentralizar o apoio ao movimento associativo.
A CDU assume, igualmente e como é apanágio político, a defesa dos direitos das populações e valorização dos trabalhadores.

Pode ler também...