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Dono da Casfil comprou carro de mais 3 milhões de euros

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Luís Ferreira Pinto, o dono da Casfil, produtora de filmes flexíveis para embalagem, que tem unidades industriais em Vila das Aves e Santo Tirso, adquiriu o único Mercedes-AMG ONE a vir para Portugal por mais de 3 milhões de euros, avança o Jornal de Negócios.

O carro, um Mercedes-AMG One, hiperdesportivo, só serão produzidas 275 unidades para todo o mundo.

O único Mercedes-AMG ONE, já entregue, chegou agora, mas o processo de encomenda, através da Sociedade Comercial C. Santos, deste hipercarro de mais de três milhões de euros, decorreu em 2017, ao longo de vários meses. Foi um processo de seleção que deu ao cliente a oportunidade de comprar um automóvel tão único, do qual serão produzidos somente 275 exemplares, todos identificados com a inscrição 1/275.

Ao longo do processo o cliente passou por várias etapas até poder firmar o contrato de encomenda. Os critérios eram apertados: os interessados tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o Mercedes-AMG ONE nessa coleção (ou seja, a venda no curto prazo não podia estar nas intenções do potencial cliente).

Foram largos meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio, até o negócio ter luz verde para avançar. A configuração final da unidade decorreria em Munique (Alemanha), no fim de 2018.

As características técnicas únicas do Mercedes-AMG ONE fizeram com que os prazos de arranque de produção se prolongassem e foi só no início de 2023, mais de cinco anos após o anúncio oficial no Salão Automóvel de Frankfurt, que a primeira unidade saiu da linha de montagem. Dado o carácter artesanal deste autêntico Fórmula 1 de estrada, os restantes exemplares têm sido entregues de forma espaçada, com a unidade entregue ao cliente português da Sociedade Comercial C. Santos a chegar agora.

Sobre a Casfil

Fundada em 1981, a Casfil produz filmes flexíveis para embalagem, nomeadamente para o setor alimentar, grandes superfícies e indústria médico-cirúrgica, emprega perto de 400 pessoas e exporta cerca de 90% de uma faturação próxima dos 200 milhões de euros.

“Fórmula 1” de estrada

O Mercedes-AMG ONE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 8,7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 198 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 32 kWh/100 km) é, de facto, um modelo único e que replica a tecnologia de um Fórmula 1 num automóvel que cumpre os requisitos legais para homologação para circular em estradas públicas.

Com um motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, a cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE é construída pelos especialistas do desporto automóvel da Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Reino Unido), que também são responsáveis pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1. A montagem de todo o veículo será realizada em Coventry (também no Reino Unido).

Este hiperdesportivo produz uma potência total de 1063 cv (782 Kw) e tem transmissão manual automatizada de sete velocidades com embraiagem de corrida de carbono de quatro discos. O motor a combustão, montado em posição central traseira, debita 574 cv às 9000 rpm, mas tem o seu limitador apenas às 11 000 rpm. Os quatro motores elétricos somam 450 kW (611 cv). Um está montado na cambota, outro está integrado no turbocompressor e os restantes dois encontram-se no eixo dianteiro.

Com esta unidade motriz, o Mercedes-AMG ONE atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 352 km/h. Com uma aceleração 0-100 km/h em 2,9 segundos, 0-200 km/h em 7 segundos ou 0-300 km/h em 15,6 segundos, este “monstro” redefine a ideia de condução e o desempenho total de todos os seus motores operam tal como na Fórmula 1. Nunca houve nada parecido.

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Estratégias inteligentes de funcionamento

O Mercedes-AMG ONE é um modelo carregado de tecnologia, toda virada para o desempenho. Em termos gerais, a cadeia cinemática híbrida plug-in (autonomia elétrica de até 18 km) de elevado desempenho oferece várias estratégias inteligentes de funcionamento que são idealmente adaptadas a diferentes situações de aplicação. 

Os modos de condução variam desde um funcionamento puramente elétrico a um modo de elevada dinâmica (estratégia 2), que corresponde a uma configuração utilizada nas sessões de qualificação da Fórmula 1 para os melhores tempos por volta possíveis. Apesar da elevada complexidade do sistema, o condutor terá sempre à sua disposição a melhor combinação de desempenho e eficiência – em função dos requisitos do momento.

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