quant
Fique ligado

Santo Tirso

Consultas de cirurgia geral no Centro de Saúde

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Santo Tirso/Trofa já recebe utentes para consultas de cirurgia geral. Uma equipa de cirurgiões do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) começou a trabalhar no local – Centro de Saúde de Santo Tirso – na terça-feira, 5 de junho, e vai realizar as consultas “uma manhã por semana”.
De acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), para além dos cirurgiões, as equipas contarão com o “apoio de outros técnicos”, para “proceder à recolha de sangue e de outros produtos biológicos sempre que se justifique”.
Agradecendo ao ACeS pela “abertura desta porta”, o diretor clínico do CHMA, Manuel Rodrigues também não deixou de prestar “reconhecimento e agradecimento” ao serviço de cirurgia “por, desde a primeira hora, ter abraçado este projeto com carinho e determinação”.
Segundo o diretor clínico, esta parceria com o ACeS constitui “o novo paradigma” de “proximidade” entre entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Os hospitais foram sempre olhados, e muitas vezes comportavam-se, como estruturas organizativas estanques em relação à restante sociedade envolvente. Existia uma divisão entre os cuidados prestados dentro e fora do hospital, não permitindo pontes, aproximação, diálogo, continuidade e proximidade dentro do próprio SNS. A situação tem-se alterado paulatinamente”, afirmou ao JA Manuel Rodrigues, referindo que estas consultas descentralizadas têm “vantagens inegáveis a vários níveis, mas principalmente para o utente”. “Há uma maior proximidade do utente aos cuidados de saúde hospitalar e uma maior proximidade e comunicação entre os cuidados hospitalares e os cuidados primários, um elo importante para uma política de cuidados de saúde alinhada”, acrescentou.
O diretor clínico do CHMA tem “convicção” que estas consultas “serão alargadas a outras especialidades”.
Já segundo a ARS Norte, o objetivo é alargar este serviço das consultas de cirurgia geral ao AceS de Famalicão.
O JA contactou a diretora do ACeS Santo Tirso/Trofa, Ana Tato, mas não obteve resposta em tempo útil.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...