quant
Fique ligado

Notícias

Compras online aumentam 40% em dezembro de 2020

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O ano de 2020 abriu as portas para o comércio online em Portugal. Durante o mês de dezembro deste último ano, as compras online cresceram 40% e as compras em lojas físicas diminuíram 11%, segundo os dados divulgados em expresso.pt.

Mas não foram apenas as compras que aumentaram. O uso de serviço de streaming, como Netflix e outros, também se tornou uma realidade para os portugueses.

Como o aumento do uso do digital afetou a religião?

O uso do digital afetou positivamente a religião, pois permitiu que fiéis de todo o mundo permanecessem juntos, mesmo que estivessem afastados. São inúmeros os museus com visita virtual, as aplicações religiosas, as missas transmitidas online ou, em algumas localidades, os grupos de igreja que se juntam online.

Neste caso, o destaque vai para a visita virtual aos museus do Vaticano que pode ser feita no website oficial e para as aplicações Passo a Rezar e Click to Pray – esta última, portuguesa e recomendada pelo Papa.

A nível de missas, pode participar de missas em horários específicos, dependendo das regiões escolhidas. As missas no Vaticano são realizadas todos os dias às 6:00 horas da manhã – hora de Portugal –, no canal do Youtube. Já as missas de Fátima têm horários próprios que podem ser consultados na página oficial.

A compra de artigos religiosos em lojas online também é uma realidade. Na Holyart encontra artigos religiosos de qualidade a preços competitivos. Pode, por exemplo, comprar produtos de uso frequente, como velas, a partir de 0,29€, e incenso, a partir de 2,99€.

No entanto, para garantir uma experiência positiva nas suas compras, deve cumprir algumas medidas de segura.

5 dicas de segurança para comprar online

1. Use sempre o computador pessoal

Evite fazer compras em computadores que não lhe pertencem e nunca faça compras em espaços públicos. O ideal é comprar sempre, sem exceção, no seu computador pessoal. Caso não lhe seja possível, no máximo, faça as compras no computador de um familiar ou amigo.

O mesmo acontece com a rede. Nunca use uma internet que não é sua ou que faça parte de um espaço público, pois a compra pode resultar numa experiência negativa. Sendo assim, não faça compras com o Wi-Fi de centros comerciais, transportes públicos, cafés e restaurantes ou bibliotecas públicas.

2. Analise a loja online escolhida

Igualmente importante é analisar a loja online escolhida. Certifique-se de que a loja é segura, analise comentários de antigos consumidores, faça uma pesquisa pelas redes sociais e procure opiniões sobre a loja.

Anúncio

Apesar de ser um passo demorado, pode evitar muita complicação futura. Aliás, se possível, faça compras em lojas online conhecidas.

3. Leia com atenção a política de privacidade, de troca e devolução

Principalmente em lojas novas, leia com atenção os termos e condições da loja, a política de privacidade e as políticas de troca e devolução. Ter este conhecimento irá dar-lhe mais segurança na compra e irá ajudá-lo caso algum imprevisto aconteça com a sua compra.

Saiba, ainda, que produtos podem ser devolvidos. Muitos produtos não são aceites para devolução e, como o cliente não conhece essa política, o resultado é uma experiência menos positiva.

4. Tenha cuidado com as despesas na alfândega

Quem não está habituado a comprar online pode esquecer-se dos custos que surgem da passagem na alfândega. Se a sua encomenda vier de países pertencentes à União Europeia, regra geral, esse pagamento não é necessário – mas pode acontecer.

Tenha em atenção que esses custos podem ser mais ou menos elevados e, dependendo dos mesmos, por vezes compensa mais comprar numa loja nacional.

5. Opte sempre por formas de pagamento seguras

Por último, escolha sempre os métodos de pagamento mais seguros. O pagamento por referência multibanco é um dos mais seguros por não ter de inserir os seus dados no website.

Pode, ainda, usar MB Way. Neste caso, os dados inseridos no website são os dados do cartão virtual criado na aplicação, o que significa que, mesmo que algo acontece, o cartão tem um limite para gastar.

Escolha sempre lojas online que ofereçam, pelo menos, os dois métodos de pagamentos mencionados.

Este ano de 2021, continue a comprar e a usar serviços online, seguindo as dicas que partilhámos consigo.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...