quant
Fique ligado

Trofa

CHMA assinalou Dia Mundial da Saúde Mental

Avatar

Publicado

em

Publicidade

No dia 10 de outubro, o Serviço de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental, com um evento organizado em parceria da Câmara Municipal da Trofa, no auditório do Fórum Trofa XXI.

O programa deste ano foi subordinado ao tema definido pela Organização Mundial de Saúde: “A Saúde Mental é um Direito Universal”. A este propósito, a mesa redonda do período da manhã, intitulada “Cuidar para derrubar barreiras”, procurou dar a perspetiva dos profissionais que apoiam pessoas trans, grupos de migrantes e refugiados, bem como pessoas com deficiência mental. Durante o período da tarde, foi possível assistir à tertúlia “Ser Diferente também é Normal” que contou com os testemunhos de uma pessoa trans, duas imigrantes e uma refugiada de guerra ucranianas.

O dia foi ainda enriquecido pela colaboração da APPACDM da Trofa e da Escolinha de rugby da Trofa que protagonizaram dois momentos de animação plenos de emoção, num auditório que comprovou a necessidade de se encerrar as inscrições “duas semanas antes”.

Segundo a Comissão Organizadora, esta iniciativa – que já vai na 6.ª edição – teve como objetivos sensibilizar a população geral para a importância de promover a inclusão de grupos de pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade e para alertar os diversos intervenientes na organização dos cuidados de saúde para as necessidades específicas dessas pessoas no âmbito da saúde mental e do acesso a esses cuidados.

A Comissão Organizadora sublinhou “o interesse manifestado por uma plateia predominantemente jovem que participou ativamente nos momentos de interação com os palestrantes”.

Como nas edições anteriores, este encontro entre os profissionais de saúde mental do CHMA e a comunidade envolvente possibilitou a oportunidade de reforçar o trabalho em rede com diversas instituições que desenvolvem a sua atividade na área assistencial do CHMA.

Pode ler também...