quant
Fique ligado

Santo Tirso

Centro de Arte Alberto Carneiro recebe exposição de Samuel Silva

O Centro de Arte Alberto Carneiro, em Santo Tirso, inaugura, no próximo dia 7 de julho, pelas 19h30, uma exposição do artista plástico Samuel Silva

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Centro de Arte Alberto Carneiro, em Santo Tirso, inaugura, no próximo dia 7 de julho, pelas 19h30, uma exposição do artista plástico Samuel Silva, professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP). A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

Intitulada “Portelos, cancelas e biqueiros”, a exposição é descrita, primeiramente, como um projeto fotográfico de pulsão arquivista, iniciado por Samuel Silva em 2013, que reúne um conjunto de fotografias sobre estratagemas agrícolas improvisados, encontrados nas embocaduras de courelas, lameiros e cortinhas, ou parte de cercados e terrenos murados de geografias interiores compreendidas entre Alturas do Barroso e Cabeceiras de Basto.

Marcas de propriedade privada ou freio das ousadias do gado, estas esculturas involuntárias configuram em si um repertório surpreendente de combinações entre materiais, subtilezas construtivas e compositivas que devolvem o observador à infância, com o que isso significa de universo pueril de liberdade, engenho e invenção. São, também, potência metafórica numa leitura política da realidade interior do país sujeita ao êxodo e à emigração galopante. Assumem-se, ainda, como sismógrafos de uma economia/ecologia de sobrevivência típica destes lugares. 

Esta exposição apresenta, num ensaio dialógico com as obras de Alberto Carneiro, um diaporama com uma seleção de diapositivos do arquivo (ampliado recentemente) e um maciço de desenhos realizados há dez anos, ainda antes das primeiras revelações fotográficas, quando as imagens latentes (por detrás das pálpebras ou ufanamente gravadas na memória) nos reaparecem na luz do mineral grafite ou nas manchas da “vieux-chêne”, produto de origem francesa que serve para dar tom castanho envelhecido às madeiras.

Samuel Silva

Além da sua atividade de artista plástico e professor no ensino superior, Samuel Silva é professor auxiliar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e investigador no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP.

Os seus projetos caracterizam-se pela multidisciplinariedade – fotografia, desenho, instalação, poesia experimental, edição de autor – e têm explorado as relações entre a prática artística e o contexto social e político.

Desde 2007 desenvolve práticas de investigação sobre pedagogias artísticas em ambientes não-formais e mediação crítica em espaços ligados à arte contemporânea como museus, centros culturais e espaços independentes, concebendo e orientando acontecimentos-treino, oficinas e conferências, entre outras atividades.

A exposição “Portelos, cancelas e biqueiros” vai ficar patente no Centro de Arte Alberto Carneiro até ao próximo dia 15 de outubro, podendo ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30.

Centro de Arte Alberto Carneiro

Anúncio

Inaugurado no final de 2021, em instalações da Fábrica de Santo Thyrso, o Centro de Arte Alberto Carneiro nasceu para salvaguardar e divulgar o legado artístico do escultor, principalmente a partir da coleção doada pelo autor ao Município em 2015.

O objetivo principal deste Centro de Arte é contribuir para a maior abrangência de experiências estéticas e para a amplitude da reflexão crítica sobre arte e cultura, contando, para tal, com uma programação de exposições temporárias e um plano de atividades de educação relevantes, um centro de investigação e um extenso acervo bibliográfico, designadamente a biblioteca pessoal de Alberto Carneiro.

Pode ler também...