quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Câmara de Famalicão aumenta período de estacionamento gratuito em parques municipais

A Câmara de Famalicão decidiu alargar o horário de estacionamento gratuito na Praça Mouzinho de Albuquerque e Alameda Cónego Joaquim Fernandes.  

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A partir desta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai alargar o horário de utilização gratuita dos parques de estacionamento que estão sob a alçada da autarquia na Praça Mouzinho de Albuquerque e na Alameda Cónego Joaquim Fernandes.  

Assim, os parques de estacionamento tarifados da Praça Mouzinho de Albuquerque passam a ser de utilização gratuita nos dias úteis, entre as 19h00 e as 08h00, aos sábados a partir das 13h00 e aos domingos e feriados durante todo o dia.

Recorde-se que a 15 de janeiro, este espaço passou a ser tarifado, com os primeiros 15 minutos gratuitos, e depois com tarifas que variam entre os 10 e os 50 cêntimos nos primeiros 60 minutos. Após a primeira hora de utilização é cobrado um valor correspondente a 0,20€ por cada 15 minutos. O estacionamento pago passa, agora, a vigorar entre as 08h00 e as 19h00 dos dias úteis, e aos sábados, das 08h00 às 13h00.

Segundo a autarquia, a decisão de tarifar este parque de estacionamento foi tomada “em articulação com o comércio local, por forma a reduzir o estacionamento de longa duração e permitir uma maior rotatividade destes lugares de estacionamento que servem sobretudo o centro urbano da cidade e o acesso a serviços como a Praça – Mercado Municipal”.

“São ajustes que beneficiam os cidadãos, mas também o comércio local e a sua necessidade de ter na proximidade uma maior rotatividade de estacionamento”, refere, a propósito, o autarca Mário Passos.

Já o piso superior do parque da Alameda Cónego Joaquim Fernandes, situado nas traseiras dos Paços do Concelho, passa a encerrar às 24h00 aos sábados, domingos e feriados, dias em que passará a ser também totalmente gratuito.  

Pode ler também...