quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Bombeiros do concelho de Famalicão com mais equipas de intervenção permanente

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As três corporações de bombeiros do concelho de Vila Nova de Famalicão – Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros Voluntários de Riba de Ave – vão passar a ter mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), aumentando assim a sua capacidade para acorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

A proposta para a celebração do protocolo entre a autarquia, as três corporações e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para a constituição de uma segunda EIP em cada uma das corporações foi aprovada na reunião desta quinta-feira do executivo municipal.

Até agora, o apoio financeiro atribuído pela autarquia para o funcionamento das EIP, criadas em 2009, rondava o montante máximo de 105 mil euros anuais. Com a constituição destas três novas equipas, o apoio do município duplica, podendo ir agora até ao montante máximo de quase 210 mil euros anuais.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão afirmou ontem que a autarquia “deve estar sempre disponível para ir mais longe no que toca à segurança e proteção dos famalicenses”. Mário Passos esclareceu que estas novas equipas “vão reforçar o trabalho efetuado pelas EIP já existentes” e que “o território está agora mais e melhor apetrechado de meios para o socorro à população”.

Refira-se que as Equipas de Intervenção Permanente asseguram o cumprimento das missões que, no âmbito do sistema de Proteção Civil, estão cometidas aos corpos de bombeiros, garantindo em permanência o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, o socorro em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidentes graves, entre outras funções.

Para além dos apoios atribuídos às EIP, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem uma política intensiva de apoio às suas corporações de Bombeiros, atribuindo um subsídio anual, traduzidos em prestações mensais, de 90 mil euros a cada uma das três corporações e de 42 mil euros ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ribeirão, num esforço financeiro fundamental para assegurar respostas de socorro eficazes, permanentes e céleres junto das populações.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...