quant
Fique ligado

Santo Tirso

Biorresíduos em Santo Tirso e Vila das Aves vão ter recolha seletiva

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai iniciar, durante o mês de novembro, a implementação de um sistema de recolha seletiva de biorresíduos.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai iniciar, durante o mês de novembro, a implementação de um sistema de recolha seletiva de biorresíduos. A área de abrangência deste projeto-piloto compreende o centro da cidade de Santo Tirso e, ainda, Vila das Aves.

A partir de 20 de novembro, começarão a ser distribuídos, gratuitamente, nas áreas de intervenção, cerca de 1750 contentores, com capacidade de 40 litros e 120 litros, para a recolha seletiva de biorresíduos.

Estes contentores serão entregues em todas as residências do centro da cidade de Santo Tirso e, também, em estabelecimentos comerciais, serviços e instituições produtoras de maiores quantidades de biorresíduos de Vila das Aves.

As residências localizadas no centro da cidade de Santo Tirso irão receber, ainda, um kit de adesão composto por um balde de sete litros destinado ao depósito dos biorresíduos e um folheto informativo sobre os resíduos que devem ou não ser colocados no contentor de recolha. No total, serão fornecidos cerca de 3877 kits de adesão.

Os biorresíduos são compostos por materiais orgânicos biodegradáveis, designadamente restos alimentares sólidos – legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos crus ou cozinhados, restos de pão e bolos, borras de café, saquetas de chá e guardanapos de papel – e restos de jardim (folhas, galhos e relva).

A recolha seletiva será realizada porta-a-porta por contentor individual. Às moradias serão fornecidos os contentores de 40 litros e aos prédios com casa do lixo, ou local próprio para a instalação de contentores, contentores de 120 litros.

Os prédios servidos por equipamentos enterrados de recolha de resíduos urbanos deverão depositar os seus biorresíduos num marco devidamente identificado e com acesso condicionado a quem for portador de um cartão a ser fornecido pela Câmara Municipal.

No âmbito deste projeto-piloto, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai promover um conjunto de ações educacionais e de sensibilização, designadamente com a presença de uma “Patrulha de Biorresíduos” que irá desenvolver uma campanha nas ruas da cidade e visitar escolas na área de abrangência.

Serão, ainda, promovidas ações de formação porta-a-porta para a restauração, outros serviços e instituições com maior produção de biorresíduos, bem como sessões de formação para “Pais & Filhos” destinadas a ensinar a prática de compostagem doméstica.

A prevenção e a recolha seletiva dos biorresíduos contribui para o cumprimento de metas europeias de desvio dos resíduos depositados em aterro e de reciclagem, bem como para a ambição do país em termos de Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, do Plano Nacional de Energia e Clima e da futura Estratégia Nacional de Bioeconomia.

Anúncio

Este projeto-piloto de implementação do sistema de recolha seletiva de biorresíduos em Santo Tirso e Vila das Aves resulta de um investimento total de aproximadamente 317 mil euros, financiados na totalidade por verbas do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos) e do Fundo Ambiental.

Pode ler também...