Alunos à descoberta da arte no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

“Instrumentos” é o nome da instalação que está patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves até ao próximo sábado. Materializada em forma de exposição, o trabalho do artista plástico Manuel Horta resulta da pesquisa que relaciona a carbonização controlada de madeira em combustão lenta e o trabalho de cerâmica em roda lenta.

O artista plástico esteve à conversa com os alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, para apresentar e explicar o seu trabalho. O momento contou, igualmente, com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Tiago Araújo, que salientou a importância desta iniciativa num concelho que afirma regularmente a sua ligação às artes.

Para Tiago Araújo, é importante estabelecer-se o diálogo entre a arte e a comunidade local, neste caso, a ligação com as escolas. “Estas oportunidades, onde damos a conhecer os artistas e os seus processos criativos, acrescentam e contribuem para que se possa compreender a arte e perceber-se melhor aquilo que vemos”.

Nesta mostra, o artista plástico Manuel Horta explora diferentes meios e materiais como desenho, fotografia, vídeo, áudio, meios digitais, cerâmica, gesso, carvão vegetal, papel, plástico e objetos construídos in situ.

Satisfeito com o trabalho desenvolvido, Manuel Horta adiantou que o resultado “é extremamente satisfatório”, até porque o espaço do Centro Cultural “é extremamente estimulante”.

Pela ambição, envergadura e pelo tipo de trabalhos que são agora mostrados, Manuel Horta considera que “a exposição Instrumentos acaba por ter uma parte pedagógica e didática”, e daí “o interesse demonstrado” pelos alunos da Escola Básica de Vila das Aves, aquando da visita à instalação.

Manuel Horta nasceu em Almada em 1970, realizou o mestrado em Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cria, desenvolve e apresenta projetos artísticos regularmente desde 1993. Participou em exposições coletivas e eventos artísticos e promove a atividade artística e de docência/ formador em projetos de intervenção comunitária e em escolas do ensino público.

A instalação, “Instrumentos”, tem entrada gratuita e pode ser vista no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves até ao próximo sábado.

Notícias relacionadas...

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização