quant
Fique ligado

Notícias

9.º Festival Internacional de Órgão celebra música em Santo Tirso e Famalicão

A nona edição do Festival Internacional de Órgão em Famalicão e Santo Tirso acontece entre setembro e outubro.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A nona edição do Festival Internacional de Órgão (FIO) em Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso está em contagem decrescente para oferecer ao público a celebração cultural e musical em torno do órgão de tubos.

Este evento, que já se estabeleceu como uma referência no calendário cultural das duas cidades, tem como objetivo valorizar e divulgar o património organístico do Norte de Portugal, com concertos que se espalham por locais pouco contemplados por atividades artísticas dessa natureza.

A apresentação oficial do FIO acontece a 17 de setembro, às 17h00, na Casa de Camilo, em São Miguel de Seide, Famalicão. Neste dia, os entusiastas da música e da literatura poderão desfrutar do espetáculo literário-musical intitulado “Os Segredos dos Afetos, ou as Trajetórias do Amor…”, que é inspirado nos escritos de Camilo Castelo Branco, protagonizado pelo ator Tiago Sarmento e organista André Ferreira.

Os concertos do FIO serão conduzidos por músicos de renome, tanto a nível nacional como internacional. Acontecem entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, em Santo Tirso, e nos dias 6, 7 e 8 de outubro, em Vila Nova de Famalicão. Além dos concertos, está prevista uma apresentação especial voltada para o público infantil, a 7 de outubro, às 16h00, na Escola de Música da Fundação Real Colégio de Landim (VN Famalicão), bem como uma visita guiada à JMS Organaria, empresa especializada em restauro de órgãos históricos, no mesmo dia, às 10h30.

Santo Tirso

O concerto de abertura acontece a 29 de setembro, às 21h00, no Mosteiro de Santo Tirso, com o Ensemble Bonne Corde, sob direção artística de Diana Vinagre, a apresentar “Antuérpia 1733 – Lamentações para a Semana Santa de Fiocco”.

No dia seguinte, à mesma hora, os acordes ouvem-se no Convento de Santa Cristina do Couto, com António Mota a interpretar repertório de Bach, Wesley e a evolução do Órgão Inglês.

A 1 de outubro, há dois espetáculos: o primeiro, “LA FLOR EN PARADIS – Polifonía & fin’amor en el Ars Antiqua”, às 16h00, com Tasto Solo, Anne-Kathryn Olsen e Guillermo Pérez, na Igreja Velha de Sequeirô, e o outro às 21h00, alusivo a “Músicos Sevillianos en el Siglo XX: Impresionismo Y Andalucismo en el Órgano”, com Chano Robles Mures, na Igreja do Convento de S. José. Neste concerto será inaugurado o restauro do órgão Michel Merklin & Kuhn S.A, restaurado pela JMS Organaria.

VN Famalicão

​Em Vila Nova de Famalicão, o Festival decorre a partir de 6 de outubro, dia em que Márcio Holanda e Louis-Noel Bestion de Camboulas apresentam “Les Plaisirs du Son”, às 21h00, na Igreja de Telhado.

No dia seguinte, à mesma hora, é a vez de Sérgio Silva, com “Itália e Portugal: Vanguarda e Repercussões”, na Igreja de Gondifelos.

O Fio encerra com um espetáculo de Gonçalo Pescada e António Estereiro, a 8 de outubro, às 17h00, na Igreja de Ribeirão. “Quatro Ventos – Acordeão, Bandonéon, Accordina e Órgão” é o epíteto do concerto.

Anúncio

FIO

O Festival Internacional de Órgão resulta de uma parceria entre a Tagus-Atlanticus Associação Cultural e a JMS Organaria, com o patrocínio das câmaras municipais de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso.

O FIO não apenas enriquece o cenário cultural local, mas também se destaca por levar a música e a arte a locais menos explorados, ampliando assim o acesso à cultura.

Este festival aguardado promete mais uma vez unir amantes da música e da cultura, oferecendo uma experiência memorável que enriquece a vida cultural da região e além.

Pode ler também...