quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

▶ Câmara de Famalicão assume projeto para a requalificação da escola Pe. Benjamim Salgado

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Está dado o primeiro passo para a requalificação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, em Famalicão. A novidade foi tornada pública esta terça-feira, durante uma visita de trabalho do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, à escola da vila de Joane, onde anunciou a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação que vai possibilitar o arranque do projeto de requalificação desta escola secundária.

De acordo com o autarca, “este acordo de cooperação permite iniciar de imediato um trabalho com a escola e com os agentes educativos para que se construa um projeto de intervenção que lhe devolva as condições que todas as escolas devem ter, sabendo que ao longo dos anos esta escola não foi sendo contemplada em várias oportunidades de intervenção.”

O protocolo de cooperação já foi celebrado e autarquia irá começar em breve a desenvolver o projeto de intervenção, em colaboração com a escola e os agentes educativos.

Segundo o documento, compete ao município assegurar a elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades para a modernização do edifício e dos arranjos exteriores. Compete ainda ao município apresentar a candidatura para garantir o financiamento da empreitada. Aprovada a candidatura o município deverá assegurar a posição de dono da obra.

Para Paulo Cunha, “a perspetiva que temos é que está a chegar uma oportunidade e temos que estar preparados e devemos ter tudo pronto para que a obra tenha a intervenção que permita modernizá-la, adaptá-la aos novos contextos educativos, que traga as comodidades que são necessárias para que quem a frequente, quer ao nível dos alunos ou do corpo docente, seja bem-sucedido. Não queremos que esta escola fique de fora do comboio do desenvolvimento”, afirmou.

Para o diretor do Agrupamento, Alfredo Mendes, “esta obra é uma necessidade e um desejo de toda a comunidade educativa. Trata-se de um edifício de 1983, sem condições principalmente em termos térmicos, nem infraestruturas para a população de estudantes”. Segundo o professor “é necessário criar espaços modernos e adaptados à realidade tecnológica atual, mas também criar espaços exteriores cobertos que facilite a circulação”.

O edifício que pertence ao parque escolar do Ministério da Educação, conta já com 37 anos, nunca tendo beneficiado de qualquer obra de melhoramento. Atualmente, a escola conta com 1400 alunos que frequentam o 3.º ciclo e ensino secundário. Ao assumir a intervenção, o município possibilita assim, a concretização de uma necessidade que já leva alguns anos.

Refira-se que ainda recentemente a autarquia de Famalicão apresentou o projeto para a requalificação e modernização da EB de Ribeirão, uma obra que irá decorrer exatamente nas mesmas condições que a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

Recorde-se que esta escola esteve recentemente em destaque no ranking nacional das escolas, apresentando-se como uma das 20 melhores escolas públicas, obtendo a melhor média do distrito de Braga.

Pode ler também...