quant
Fique ligado

Santo Tirso

Xanana Gusmão marca presença na Fábrica do Livro em Santo Tirso

Publicado

em

Publicidade

O antigo presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, estará presente e fará uma sessão de autógrafos no evento A Fábrica do Livro, que se realiza este fim de semana, 5 e 6 de novembro, na Fábrica de Santo Tyrso. 

A convite da co-organizadora do evento, Avelina Ferraz, da Editorial Novembro, Xanana Gusmão apresentará o seu mais recente livro ‘Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do estado timorense’, à qual se seguirá uma sessão de autógrafos. 

“Enquanto promotora de eventos culturais e de divulgação de literatura e da cultura nos países da Lusofonia, é uma honra poder contar com a presença do autor. Xanana Gusmão está em Portugal para receber o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2021, em Freixo de Espada à Cinta e do qual sou curadora e a sua presença nos dois eventos revela uma vontade excecional numa união cultural”.

A Fábrica do Livro, organizado pelo ELeclerc de Lordelo, Guimarães, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e apoio institucional da CPLP e do Institut du Monde Lusophone, é um evento dedicado às famílias, tendo por base a promoção e divulgação da literatura, da cultura e da inclusão social. A edição 2022, dedicada à Lusofonia, conta com a presença dos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e respetivas entidades oficiais. Para além de poder contar com autores lusófonos, tais como Olinda Beja, Nuno Nepomuceno, Emílio Lima, Tito Mba Ala, entre tantos outros, as iniciativas culturais associadas a este evento vão dar a possibilidade de conhecer um pouco mais e melhor as culturas destes países. 

Ainda em co-organização entre a Editorial Novembro e a A Fábrica do Livro será apresentado o Prémio Literário e Ilustração Infantojuvenil atribuído a João Pedro Bernardo, com ilustrações de Inês Costa, à obra ‘O que esconde a barriga da cobra’.

Richard Zimler é o padrinho deste evento que é de entrada gratuita e solidário, uma vez que as vendas do mercado do livro revertem, este ano, para a Associação para o Planeamento da Família.

Continuar a ler...

Santo Tirso

Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso

Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso.

Publicado

em

Publicidade


Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso. Este é o resultado do apoio dado pela empresa de construção Garcia Garcia, que se torna assim no mais recente mecenas HECTARE do FUTURO, um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que já plantou mais de 130 mil árvores autóctones na Área Metropolitana do Porto.

O programa de mecenato HECTARE do projeto FUTURO “é um investimento cem por cento dedicado à gestão operacional, à monitorização e reabilitação de áreas intervencionadas nas ações de rearborização”, salienta Eduardo Cardoso, docente e investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenador do CRE.Porto.

Em fevereiro, 66 colaboradores da Garcia e Garcia participaram ativamente no adensamento da área FUTURO no Monte Padrão com a plantação de árvores e arbustos como o carvalho-alvarinho, a zelha, o azevinho, a gilbardeira, o lentisco, a murta e o folhado. A ação de plantação foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o CRE.Porto e contou com a colaboração da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave e da sua equipa de Sapadores Florestais. Com este contributo direto e empenhado no terreno, o mecenas Garcia Garcia assinalou o compromisso realizado que se mantém nos próximos quatro anos.

Este apoio viabilizará a manutenção da área, mas também a promoção da biodiversidade que alberga, para, efetivamente, se estabelecer uma mancha nativa e promover um habitat que dá abrigo à fauna autóctone e desperta a flora característica da região”, reforça Eduardo Cardoso.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Continuar a ler...

lifestyle

Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 55)

Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.

Publicado

em

Publicidade

O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.

Neste episódio, são apresentados “Paradoxes of Power” e “Waiting for Hitler”, de Stephen Kotkin.

Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page

Podcast Prazeres Interrompidos

“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.

Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.

“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.

Publicidade

Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.

Continuar a ler...

Pode ler também...