quant
Fique ligado

Santo Tirso

Xanana Gusmão marca presença na Fábrica do Livro em Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O antigo presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, estará presente e fará uma sessão de autógrafos no evento A Fábrica do Livro, que se realiza este fim de semana, 5 e 6 de novembro, na Fábrica de Santo Tyrso. 

A convite da co-organizadora do evento, Avelina Ferraz, da Editorial Novembro, Xanana Gusmão apresentará o seu mais recente livro ‘Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do estado timorense’, à qual se seguirá uma sessão de autógrafos. 

“Enquanto promotora de eventos culturais e de divulgação de literatura e da cultura nos países da Lusofonia, é uma honra poder contar com a presença do autor. Xanana Gusmão está em Portugal para receber o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2021, em Freixo de Espada à Cinta e do qual sou curadora e a sua presença nos dois eventos revela uma vontade excecional numa união cultural”.

A Fábrica do Livro, organizado pelo ELeclerc de Lordelo, Guimarães, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e apoio institucional da CPLP e do Institut du Monde Lusophone, é um evento dedicado às famílias, tendo por base a promoção e divulgação da literatura, da cultura e da inclusão social. A edição 2022, dedicada à Lusofonia, conta com a presença dos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e respetivas entidades oficiais. Para além de poder contar com autores lusófonos, tais como Olinda Beja, Nuno Nepomuceno, Emílio Lima, Tito Mba Ala, entre tantos outros, as iniciativas culturais associadas a este evento vão dar a possibilidade de conhecer um pouco mais e melhor as culturas destes países. 

Ainda em co-organização entre a Editorial Novembro e a A Fábrica do Livro será apresentado o Prémio Literário e Ilustração Infantojuvenil atribuído a João Pedro Bernardo, com ilustrações de Inês Costa, à obra ‘O que esconde a barriga da cobra’.

Richard Zimler é o padrinho deste evento que é de entrada gratuita e solidário, uma vez que as vendas do mercado do livro revertem, este ano, para a Associação para o Planeamento da Família.

Pode ler também...