quant
Fique ligado

Notícias

Votação do OPJ de Santo Tirso já está a decorrer

Estão encontrados os 11 projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem 2022. Votação decorre na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt, até 14 de fevereiro.

Publicado

em

Publicidade

Decorreu esta quinta-feira, 26 de janeiro, na Fábrica de Santo Thyrso, a apresentação das propostas finalistas do Orçamento Participativo Jovem 2022. No total, são 11 os projetos que avançam agora para a fase de votação.

O desporto é a área com mais propostas a concurso, com projetos para criação de uma infraestrutura para canoagem no Rio Ave, requalificação do polidesportivo da Escola Básica de São Martinho, e construção de um campo de ténis e padel em Vila das Aves.

No âmbito da saúde, vai a concurso um jardim de estimulação sensorial e uma sala de snoezelen. Já a nível de intervenção do espaço público há propostas para a construção de um anfiteatro e campo de basquete no Parque do Verdeal e para parque aquático em Vila das Aves.

Na esfera da mobilidade há também duas propostas direcionadas a bicicletas, uma para estacionamento e outra para cobertura de estações.

Correm ainda projetos para colocação de painéis fotovoltaicos nas escolas, no âmbito ambiental, e contentores para habitação de sem-abrigo ao nível da ação social.

As 11 propostas finalistas estão disponíveis para votação, exclusivamente, na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt, até 14 de fevereiro. Cada jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente ou estudante no concelho, poderá votar uma única vez, tendo de, obrigatoriamente, escolher duas propostas diferentes.

O Orçamento Participativo Jovem é um instrumento que tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas, tendo um orçamento disponível de 120 mil euros.

Continuar a ler...

lifestyle

Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 56)

Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.

Publicado

em

Publicidade

O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.

Neste episódio, é apresentado “The Invention of Power”, de Bruce Bueno de Mesquita.

Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page

Podcast Prazeres Interrompidos

“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.

Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.

“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.

Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.

Continuar a ler...

Santo Tirso

Apresentada imagem da mobilidade metropolitana que passará em Santo Tirso e Trofa

Publicado

em

Publicidade

Foi apresentada, esta sexta-feira, nas instalações da Área Metropolitana do Porto (AMP), a marca dos transportes públicos que vai servir os 17 Municípios, nos quais se inclui Santo Tirso e Trofa.

A marca “UNIR” pretende “resolver, em definitivo, a falta de uma rede de transportes públicos que ligue, de forma eficiente com horários ajustados e em preços acessíveis, os residentes e turistas da zona norte do País”.

Santo Tirso faz parte do Lote Norte Nascente, com Valongo, Paredes e Gondomar, enquanto a Trofa está incluída no lote Norte Centro, juntamente com a Maia e Matosinhos.

Continuar a ler...

Pode ler também...