Auto Soluções- Campanha verão 2022

VMER do Centro Hospitalar do Médio Ave com 99,5% de taxa de operacionalidade

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CHMA registou entre janeiro e julho deste ano uma taxa de operacionalidade de 99,5%.

Ao longo destes sete meses a VMER do CHMA só esteve inoperacional durante 25 minutos, sobretudo por questões mecânicas/logísticas.

Este desempenho confirma os resultados obtidos em anos anteriores: desde agosto de 2018 que a VMER não regista qualquer turno completo de inoperacionalidade. Durante todo o ano de 2021, apesar das dificuldades provocadas pela Covid-19, que infetou e isolou muitos profissionais, a VMER só esteve inoperacional por falta de recursos humanos num total de cerca de 16 horas.

A VMER do CHMA é acionada, em média, entre quatro e cinco vezes por dia. Em 2021 das 1546 ativações registadas, 85% realizaram-se para a área de influência do CHMA (os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa), cumprindo o seu objetivo prioritário, que é o de dar resposta às emergências que ocorrem na nossa área geográfica. Tal não obsta a que, por vezes (15%), acorra a pedidos oriundos de concelhos vizinhos.

A operacionalidade da VMER é um importante fator de segurança para as populações. Desde 2009, registaram-se cerca de 23.000 ativações.

As suas equipas, constituídas por médico e enfermeiro, cumprem ao longo do ano programas exigentes de formação e treino para poderem proporcionar um atendimento rápido e altamente qualificado nas emergências de saúde para que são solicitadas. 

Leia também...