Select Page

Visita pioneira de empresários galegos ao têxtil do Vale do Ave

Visita pioneira de empresários galegos ao têxtil do Vale do Ave

Um grupo de empresários e agentes têxteis da Galiza visita esta quarta-feira, 21 de janeiro, empresas do setor sediadas em Vila Nova de Famalicão e Guimarães e o CITEVE – CentroTecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal. A visita é promovida pelo Agrupación Europea de Cooperación Territorial (AECT) Galiza-Norte de Portugal, em conjunto com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Conferación de Indútrias Textiles de Galicia (COINTEGA) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. A organização convida os órgãos de comunicação a participar no almoço que se realiza nas instalações do CITEVE, pelas 14h15, durante o qual será dada a conhecer a Loja do Futuro criada pelo CITEVE, com intervenções previstas dos presidentes da ATP, João Costa, da CCDR-N, Emídio Gomes, e da COINTEGA, António Conde, bem como do vice-presidente da Xunta da Galicia, Alfonso Rueda.

Sob o mote “Fortalecer o Cluster Têxtil Moda Transfronteiriço”, a deslocação de empresários galegos visa promover a cooperação entre a Indústria Têxtil, Vestuário e Moda da Galiza e do Norte de Portugal, através de um melhor conhecimento mútuo das entidades públicas, das empresas de ambas as regiões e dos centros de competências de apoio ao setor, constituindo a oportunidade ideal para gerar sinergias e fortalecer a cadeia de valor na área “têxtil-moda” na Eurorregião.

Tanto o setor têxtil português como o galego estão a crescer ao longo dos últimos anos em termos de exportações, as quais podem ser potenciadas, melhorando e aproveitando as sinergias entre as empresas, os centros tecnológicos, os centros de formação e as demais instituições públicas e privadas da Eurorregião Galiza e Norte de Portugal.

A visita do grupo de empresários têxteis e representantes do cluster nasce dos esforços do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (AECT-GNP) que há muito trabalha para uma maior aproximação das empresas dos dois lados da fronteira. Recorde-se que, em julho de 2014, foi assinado, na sua sede em Vigo, um protocolo de cooperação entre a ATP e o Cluster Gallego Téxtil Moda – Confederación de Industriales Téxtiles de Galícia (COINTEGA) com a Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal.

Ainda no primeiro trimestre de 2015, os empresários do Norte de Portugal vão visitar empresas Galegas, provando a disponibilidade e o interesse na cooperação transfronteiriça, dando continuidade aos negócios e aprendizagens mútuas.

PROGRAMA:

9h30: Receção e Boas Vindas no CITEVE

9h40: Apresentação do CITEVE e visita guiada às instalações

11h00: Visita às empresas (saída de autocarro)

           11h30 – 12h30: Empresa Têxtil Nortenha SA

           13h00 – 13h30: Pizarro SA

14h15: Almoço e Demonstração da Loja do Futuro/CITEVE: Intervenções dos Presidentes da ATP (João Costa) e da COINTEGA (António Conde), do Vice-Presidente da Xunta de Galicia (Alfonso Rueda) e do Presidente da CCDR-N e da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal (Emídio Gomes).

Videos

Loading...

Siga-nos

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização