quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Visita ao legado de Narciso Ferreira

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Dar a conhecer o legado do industrial Narciso Ferreira. Este é o principal objetivo da primeira ‘Visita ao Território’, no caso a Riba de Ave, a realizar no próximo sábado, 14 de maio, no âmbito do programa paralelo da exposição “Des(a)fiar o Tempo da Indústria”.

Com o tema “Indústria e Comunidade: Riba de Ave”, esta visita orientada pretende levar os participantes aos equipamentos sociais que foram criados graças à ação benemérita de Narciso Ferreira, bem como à primeira fábrica que fundou no concelho, a têxtil Sampaio Ferreira & Cª Lda., em 1896.

Nascido em 1862, Narciso Ferreira foi um dos maiores industriais do país e pioneiro na criação de fábricas têxteis no Vale do Ave. Edificou ainda o hospital local, ergueu as escolas primárias e projetou uma creche. Mais tarde o seu filho Raul deu continuidade a esta ação benemérita, dotando Riba de Ave de novos equipamentos, como o mercado, o teatro, a estalagem, o quartel de bombeiros e a estação de correios.

A exposição “Des(a)fiar o Tempo da Indústria” pode ser visitada na Casa do Território até setembro e propõe um olhar sociológico e histórico ao processo de industrialização. A entrada é gratuita. Tal como a iniciativa ‘Visita ao Território’, é promovida pela Câmara de Famalicão através da Casa do Território.

| PROGRAMA |

14h30 – Concentração e saída da Casa do Território (Famalicão)

           – Visita ao Centro Residencial Conde de Riba de Ave (Oliveira S. Mateus)

           – Visita às antigas instalações GNR, Hospital, Sampaio Ferreira, Fundação Narciso Ferreira, Teatro, Mercado (Riba de Ave)

17h00 – Visita à Exposição de fotografia “Património Local Edificado da Fundação” e conversa sobre o legado de Narciso Ferreira (Pólo da Biblioteca de Riba de Ave)

18h00 – Regresso à Casa do Território

Anúncio

Nota: A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, até ao dia 12 de maio, através do endereço goo.gl/tNamg6

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...