quant
Fique ligado

Santo Tirso

Video – OFICINAS, BAILE E MUITA MÚSICA NA 9ª EDIÇÃO DA PALHETA BENDITA

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com os Gaiteiros da Ponte Velha, organiza, de 6 a 8 de fevereiro, a 9ª edição da Palheta Bendita. O evento tem lugar na Fábrica de Santo Thyrso e pretende funcionar em paralelo como mostra de instrumentos musicais, oficinas, baile e palestras.

A Palheta Bendita tem como objetivo valorizar tocadores, construtores assim como o património material e imaterial que lhes está associado e destina-se a todas as pessoas com interesse na música.

Na oficina “construção de instrumentos musicais portugueses experimentais”, os participantes são convidados a explorar as inúmeras possibilidades sonoras de materiais comuns. O objetivo é conseguir criar instrumentos curiosos, fáceis de tocar e com sons surpreendentes ao mesmo tempo que no processo de exploração sonora vão-se descobrindo princípios gerais da acústica e funcionamento dos instrumentos musicais. “Improvisação e composição modal”, “viola amarantina”, e “danças portuguesas e europeias” são outras das oficinas que estão à disposição de todos, mediante inscrição através do site: www.palhetabendita.net.

Na programação é ainda de destacar o concerto dos Gaiteiros da Ponte Velha, que acontece no sábado, 7 de fevereiro, pelas 22h00. Este grupo dedica-se à gaita de fole, instrumento tradicional minhoto, com influência mútua entre Portugal e a Galiza e que persiste desde a idade média.

O contacto com técnicas de execução tradicionais, a construção e manutenção de instrumentos têm entrado nos programas das diferentes edições com a finalidade de aproximar diferentes músicos e públicos, unindo os tocadores das gerações mais jovens com intérpretes, construtores e compositores mais velhos.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...