quant
Fique ligado

Santo Tirso

VI Mostra da Educação e Formação volta à Fábrica de Santo Thyrso

A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, nos dias 8 e 9 de março, a sexta edição da Mostra da Educação e Formação, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos do 9.º e 12.º anos as diferentes ofertas educativas e formativas do concelho.

Avatar

Publicado

em

Feira da educação Santo Tirso
Publicidade

Pensada para ajudar os alunos do 9.º e 12.º ano a tomarem decisões mais conscientes relativamente ao seu futuro profissional, a VI Mostra da Educação e Formação reúne na Fábrica de Santo Thyrso várias escolas, universidades e instituições ligadas ao ensino, com stands, palestras de orientação vocacional e sessões de esclarecimento.

Durante dois dias, o objetivo, afirma o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, é “abrir horizontes” aos adultos de amanhã. “Apresentar aos nossos jovens a multiplicidade de caminhos, de aspirações e ambições que podem ter, adaptadas aos seus gostos e vontades”, explica Alberto Costa.

O autarca recorda que “o reforço da diversificação da oferta formativa do concelho tem sido uma das grandes apostas do Município, também para levá-las ao encontro das necessidades do mercado”.

Além das diversas sessões, que vão do “Gamming na Orientação Vocacional” a oficinas de línguas ou desenho 3D, a Fábrica de Santo Thyrso acolhe diversas instituições públicas e privadas do Ensino Superior, como as universidades do Porto e do Minho, mas também a Católica, Lusíada, Portucalense ou os institutos politécnicos do Porto, do Cávado e do Ave e de Bragança.

Também muitas escolas do município estarão presentes para apresentar os respetivos projetos, como a rádio-escola do Agrupamento de Escolas D. Dinis, ou a oficina de programação de jogos do Instituto Nun’Álvres.

Na programação, destaca-se ainda a conferência “ORIENTA-TE-  Percursos com significado”, às 18h00 do dia 8 de março. Dirigida aos alunos do 9.º ano e do Secundário e respetivos encarregados de educação, a sessão pretende apresentar o projeto municipal que põe os estudantes tirsenses com as mãos na massa.

Na Fábrica, o jornalista Júlio Magalhães; o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado; e o piloto Armindo Araújo juntam-se a Cláudia Soares, diretora do Agrupamento de Escolas D. Dinis para falar de futuros.

A VI Mostra Educação e Formação decorre nos dias 8 e 9 de março, na Fábrica de Santo Thyrso.

Pode ler também...