quant
Fique ligado

Notícias

Vem aí muito calor

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão aumentar significativamente a partir de quinta-feira, sendo que em algumas zonas do país as máximas terão oscilações drásticas.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em declarações à imprensa, após uma visita ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o ministro da Administração Interna avisou que “vamos entrar numa terceira vaga de calor a partir de dia 20, que se vai prolongar por setembro”.

“Vamos ter em setembro um tempo, em regra, mais quente do que nos setembros anteriores. Entre 50% a 60%  mais quente e entre 40% a 50% mais seco”, disse José Luís Carneiro, reiterando que “isto diz tudo dos riscos acrescidos que vamos ter de enfrentar” até ao final do verão.

Estas condições meteorológicas “exigem de nós um esforço acrescido”, pelo que o ministro apelou à “todo o esforço da comunidade nacional, em cooperação, que é indispensável”.

Não se pode, todavia, considerar que esta nova onda de calor mais grave do que as anteriores. “A onda de calor mais critica terá sido a de julho”, disse José Luís Carneiro.

“O pior pico desta onda deve corresponder aos momentos mais críticos da segunda onda de calor” deste ano, acrescentou.

O calor vai apertar a partir de quinta-feira

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão aumentar significativamente a partir de quinta-feira, sendo que em algumas zonas do país as máximas terão oscilações drásticas.

Em Lisboa e Setúbal, as temperaturas passam dos 25 e 28 graus esta quarta-feira para 37 e 38 graus na sexta-feira, respetivamente.

Em Beja e Évora, as temperaturas aumentam progressivamente a partir de quinta-feira, com os termómetros a oscilar entre os 37 e os 39 graus no sábado e domingo. As temperaturas vão manter-se elevadas no arranque da próxima semana.

Em Braga e em Bragança, as máximas vão rondar os 33/34 graus no fim de semana e aumentam para 35/37 graus no início da próxima semana.

Castelo Branco, os termómetros vão chegar aos 38 graus no fim de semana, uma situação que se vai prolongar pelo menos até terça-feira, 23 de agosto.

Anúncio

Coimbra passa para máximas a oscilar entre os 31 e os 35 graus até terça da próxima semana.

Em Portalegre, conte com 36 graus no fim de semana e 37/38 graus daqui a sete dias.

Em Faro, Guarda, Viseu e Leiria, com oscilações menos drásticas ao longo dos próximos dias, as máximas vão variar neste período entre os 30 e os 34 graus.

Em Viana do Castelo as máximas vão manter-se sempre abaixo dos 30 graus Celsius. O mesmo acontece no Funchal e em Ponta Delgada.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...