quant
Fique ligado

lifestyle

Vai viajar de carro? 10 Conselhos para uma road trip em segurança

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

Com o verão à porta, começa-se a projetar as férias. A pensar naquelas pessoas que estão a pensar viajar de carro, a Liberty Seguros compilou dez conselhos para uma roadtrip em segurança e sem imprevistos evitáveis.

1.   Prepare o carro

Antes de qualquer viagem – sobretudo em família – é crucial verificar se o seu automóvel está em boas condições de funcionamento. Conferir o estado e a pressão dos pneus, o estado da bateria e o nível do óleo são alguns dos procedimentos mais relevantes que deve ter em consideração antes de iniciar o seu percurso.

2.   Planeie a viagem

Antes de se fazer à estrada, planifique a sua viajem para saber antecipadamente quanto tempo irá demorar até ao destino e onde terá áreas de descanso para o caso de serem necessárias. Tenha também em conta qual a previsão do tempo e que leva o necessário, nomeadamente água e snacks e um kit de primeiros socorros.

3.   Arrume a sua bagagem de forma apropriada

Ao fazer uma viagem de carro para férias, é normal que leve consigo uma quantidade significativa de carga. Garanta que todos os itens estão arrumados de forma segura no porta-bagagens e, caso tenha alguma carga em risco de se deslocar durante o percurso, tenha em consideração as medidas necessárias para a sua segurança e a de todos os passageiros.

4.   Não conduza cansado

Descanse bem antes de iniciar uma viagem longa e, preferencialmente, viaje durante o dia. Caso tenha de conduzir durante a noite e sinta que está a ficar demasiado cansado, pare numa estação de serviço ou encoste o carro na berma. Se conduzir acompanhado e, se for possível, alterne a condução com o outro passageiro.

5.   Pratique uma condução defensiva

Anúncio

Os condutores devem manter, entre o seu veículo e o que o precede, uma distância de segurança suficiente para evitar acidentes em caso de paragem repentina. Assim, evite comportamentos agressivos durante a condução e esteja sempre atento à condução dos outros automobilistas.

6.      Ao volante, não utilize o telemóvel

É importante ter contactos de emergência acessíveis, mas não utilize o telemóvel enquanto conduz. Coloque-o em silêncio, para evitar distrações. Caso precise de utilizá-lo, pare o veículo numa zona própria para o efeito.

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes na estrada. Garanta que cumpre sempre os limites de velocidade estipulados – além de ser mais seguro, estará também a fazer um consumo mais eficiente do combustível.

8.      Utilize sempre o cinto de segurança

Os cintos de segurança são uma das melhores formas de reduzir ferimentos em acidentes de viação e a sua não utilização continua a ser uma das principais causas de morte nas estradas. A sua utilização é obrigatória e serve para proteger os passageiros em caso de acidente, por isso, certifique-se de que todos os passageiros o têm colocado durante toda a viagem.

9.      Se conduzir não beba

O álcool provoca estados físicos que condicionam a boa condução, por isso, se for viajar, não ingira bebidas alcoólicas.

10.   Verifique o seu seguro

Certifique-se que o seu seguro automóvel está atualizado para o caso de algum imprevisto durante a viagem e que o mesmo cobre eventuais riscos associados ao percurso que vai fazer. Como cobertura complementar, poderá fazer sentido incluir um veículo de substituição, caso o seu fique imobilizado devido a sinistro.

Anúncio

Pode ler também...