Vai ao S. Gonçalo? Coma rojões, beba vinho e não esqueça de levar doces para casa 😊

Vai ao S. Gonçalo? Coma rojões, beba vinho e não esqueça de levar doces para casa 😊

Os doces fálicos, popularmente conhecidos por “quilhõezinhos de S. Gonçalo”, são presença habitual das Romarias de Amarante e também em Covelas, concelho da Trofa, e estão ligados ao culto a S. Gonçalo.

As festas em honra de S.Gonçalo decorrem este fim de semana e são esperados milhares de visitantes de vários pontos da região.

Este santo é celebrado em janeiro e é nesta época que este doce, com uma forma e feitio que atraem muitos olhares, é mais procurado.

Pode ser encontrado em grande parte das bancas de doces junto à capela do S. Gonçalo, na freguesias de Covelas, no concelho da Trofa.

A festa de S. Gonçalo é a primeira romaria do concelho da Trofa. No domingo, são esperados milhares de pessoas que, a pé, de bicicleta, de cavalo, de mota ou de carro, se deslocam a Covelas para provar o rojão e o vinho novo. E os mais devotos aproveitam ainda para puxar a bengala do Santo para arranjar um marido.

Mas a festa começa já esta sexta feira. Confira o programa

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização