quant
Fique ligado

Santo Tirso

TUK-TUKS E VIAGENS GRATUITAS NOS TUST DURANTE A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, na semana de 16 a 22 de setembro, várias iniciativas para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade. Experimentar Tuk-Tuks e viajar gratuitamente nos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST), são algumas das propostas. Do programa faz, ainda, parte o Viva a Rua, que regressa, no sábado, 17 de setembro, com atividades para toda a família.

Uma semana para experimentar novos hábitos e modos de viver a cidade: Santo Tirso assinala a Semana Europeia da Mobilidade com atividades para todos experimentarem modelos diferentes e mais sustentáveis de viver a mobilidade dentro da cidade e de aproveitar o espaço público. O desafio é para escolher – e mover.

Para o presidente da autarquia, Alberto Costa, “esta semana é um desafio às pessoas, para que experimentem outras formas de viver a rua e novos hábitos para as pequenas deslocações, que permitam deixar o carro fora do eixo central da cidade”.

Devolver o espaço urbano às pessoas é, aliás, algo que está a ser feito em toda a Europa, “com as cidades a procurarem soluções para devolver as ruas às pessoas”, lembra o autarca, recordando o trabalho já feito com os sábados de Viva a Rua, na primeira metade deste ano, promovidos pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

“Perguntámos como seria se as pessoas abdicassem de trazer as suas viaturas para o centro e optassem por usufruir destas ruas a pé ou de bicicleta”, lembra, “e o retorno foi positivo”.

Porém, se o Viva a Rua propunha sábados com outras rotinas, agora a sugestão vai mais longe, procurando novos hábitos e rotinas também nos dias úteis.

Assim, na sexta-feira, 16 de setembro, a semana arranca na Estação Ferroviária, precisamente com esse incentivo: o dia de pedalar para o trabalho, que desafia todos a viagens de ida e volta de bicicleta entre a estação e as zonas empresariais, usando as novas Pedala.

O sistema municipal de bicicletas partilhadas Pedala voltou às ruas de Santo Tirso com várias melhorias em agosto. Estas bicicletas elétricas podem ser usadas, gratuitamente, até ao final do ano, dispondo atualmente de cinco estações em funcionamento em pontos estratégicos da cidade.

No mesmo dia, a partir das 21h00, é promovida uma caminhada noturna pelas esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, com saída da Praça 25 de Abril.

Mas será no sábado, dia 17 de setembro, que o projeto Viva a Rua regressa, com muitas atividades para todos em diferentes pontos do centro da cidade, entre as 10h00 e as 18h00: mercados e mostras urbanos na Praça de Camilo Castelo Branco; insufláveis e aulas de bicicleta na Praça Conde de São Bento; exposição na Praça 25 de Abril; jogos de futebol, badminton, ténis de mesa e outros na Rua de José Luís de Andrade; apresentação das Pedala e um bar de águas aromatizadas no Largo do Coronel Baptista Coelho; e ainda um alfarrabista e a exposição URBACT na Rua de Sousa Trêpa.

Anúncio

Ao longo do dia, em diversos locais, acontece ainda: um momento zen (às 13h30, na Praça 25 de Abril); uma sessão de leitura (às 10h30, na Praça do Conde de São Bento); uma aula de karaté infantil (Rua de Sousa Trêpa, às 10h00) e aulas de spinning e treino funcional (10h00), demonstrações de exercícios (13h00) e uma aula de zumba (16h30), na Rua do Dr. António Augusto Pires de Lima (inscrições no Breakgym, D’Alma e Corpo e Espaço Chi).

No domingo, 18 de setembro, a Praça 25 de Abril é o ponto de partida para uma caminhada com cães, entre as 9h00 e as 12h00.

Já na segunda-feira, 19 de setembro, volta o desafio de experimentar novos modelos de deslocação na cidade, com os TUST, Transportes Urbanos de Santo Tirso, a funcionarem gratuitamente ao longo do dia. Ainda na segunda-feira, na Praça 25 de Abril, o convite é para andar à boleia com o TUK TUK, entre as 10h00 e as 12h00.

Na terça-feira, entre as 10h00 e as 16h00, a Rua Conde de São Bento transforma-se num recreio, com a iniciativa Recreio na rua e o peddy-papper do ambiente, dinamizado pela Agência de Energia do Porto.

Dia 21 de setembro, quarta-feira, o convite é para aprender a andar de trotinetas no percurso pedonal junto ao rio Ave. A Praia Urbana é o ponto de referência para a iniciativa, entre as 15h00 e as 18h00. Também nesse dia, na Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), haverá formação para motoristas de transportes públicos, com o objetivo de sensibilizar para as necessidades das pessoas com deficiência.

O programa completo da Semana Europeia da Mobilidade em Santo Tirso pode ser consultado em www.cm-stirso.pt

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...