https://emac.autosolucoes.pt/

Trofa poderá acolher 28 refugiados ucranianos que estão na Polónia

A Trofa está disponível para acolher 28 refugiados ucranianos, cujo processo de sinalização está em curso na fronteira da Polónia com a Ucrânia, para onde vão terça-feira três carrinhas com mantimentos.

“A prioridade será para pessoas que já cá tenham família, mas, quem não tiver, a câmara garante o apoio que eles precisarem, seja alojamento, apoio psicológico e, caso queiram continuar cá, arranjar também emprego e escola para as crianças”, acrescentou à agencia Lusa fonte da Câmara Municipal da Trofa, acrescentando que estão a trabalhar com o consulado da Ucrânia no Porto e não virá ninguém sem documentos (…), vai haver ajuda lá para sinalizar os que não têm família cá. A prioridade será para as crianças e mães”.

No sentido de facilitar o processo, saiu hoje da Trofa um grupo de ucranianos que, durante a viagem, manterá o contacto com as três carrinhas com mantimentos que iniciarão na terça-feira a viagem até à Polónia.

Os mantimentos enviados para o leste da Europa resultaram de uma angariação que decorreu durante o fim de semana e que inclui roupa, comida e artigos de higiene, entre outros.

Os 28 refugiados devem viajar para Portugal nas carrinhas que saíram da Trofa, assumindo a autarquia as despesas com portagens e combustível.

Leia também...