quant
Fique ligado

Notícias

Têxteis técnicos de defesa concebidos pela Latino e LMA testados pelo Exército no Iraque

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As empresas têxteis Latino e LMA testaram no Iraque capacetes, coletes balísticos, joelheiras e cotoveleiras desenvolvidos pelo projeto AuxDefense com tecnologia da Universidade do Minho (através da plataforma Fibernamics), que equipam desde novembro o contingente do Exército português no Iraque. Fibrauto IDT Consulting e Sciencentris), são outras empresas que integram o projeto.

Os resultados do projeto serão apresentados a 6 de fevereiro em Lisboa, na Academia Militar – Campus Amadora. Ministério da Defesa Nacional (financiadora do projeto), CINAMIL – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar, INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, juntam-se ao consórcio AuxDefense para conhecer os resultados do projeto e discutir o futuro da Defesa no evento ‘Workshop AuxDefense – Defesa 2030: Desafios e Oportunidades’.

São 31 os militares portugueses, entre oficiais, sargentos e praças, que estão no terreno a ministrar ações de formação ao batalhão da Polícia Federal das Forças de Segurança iraquianas, e que tiveram já a oportunidade de experimentar os equipamentos de proteção balística desenvolvidos pelo consórcio.

Os resultados da utilização do equipamento – mais leve e com maior resistência a balas, cortes e explosões – evidenciam uma aprovação acima de 80% por parte dos militares portugueses que o avaliam como ‘bom’ ou ‘muito bom’. Além da maior mobilidade garantida pela redução de peso, estes novos equipamentos também apresentam caraterísticas aprimoradas de resistência, tanto balísticas como por perfurações e outros tipos de dano, além da resistência ao fogo.

Texto e foto: Jornal T

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...