quant
Fique ligado

Santo Tirso

Teresa Salgueiro no 1.º aniversário do MIEC

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O escultor Alberto Carneiro, falecido em abril, foi o mentor do MIEC, os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura foram quem lhe deu forma. Um ano depois da sua inauguração, já passaram pelo MIEC pessoas dos quatro cantos do mundo, desde a Coreia do Sul aos Estados Unidos da América.
Vinte e um de maio de 2016 foi o primeiro dia da história deste espaço museológico que marca a própria história da cidade. Para assinalar a data, a autarquia tirsense vai promover, gratuitamente, um conjunto de atividades para miúdos e graúdos. O ponto alto das comemorações será o concerto de Teresa Salgueiro, a 21 de maio, pelas 21.30 horas, no Largo Abade Pedrosa.
Antes disso, e sendo também uma forma de celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a 18 e 19 de maio, entre as 9 e as 17 horas, terão lugar oficinas lúdico-pedagógicas, havendo também oficinas destinadas ao público com necessidades educativas especiais.
O Ateliê e Jardim de Escultura Alberto Carneiro, em S. Mamede do Coronado, no concelho da Trofa, poderá ser visitado a 19 de maio, entre as 14 e as 17 horas. A visita está sujeita a inscrição prévia, com lotação máxima de 30 pessoas. “Os Museus são o teu Jardim” é o mote para a atividade do dia 20 de maio, que decorre entre as 10 e as 13 horas e entre as 15 e as 18 horas. No mesmo dia, decorrerão ainda as oficinas de Arte Contemporânea-Histórias/A cidade dos sonhos/Pintar a Cidade e Arqueologia-Arte Original/Pintar a Pré-História.
À noite, pelas 21.30 horas, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Museu Municipal Abade Pedrosa promovem a “Noite dos Museus”, onde será apresentado o documentário “Santo Tirso, Cidade da Escultura”, de Gaspar Hötel, que retrata a criação do MIEC, desde a implementação do primeiro Simpósio, em 1991, à conclusão do décimo, em 2015, até à criação da sua sede oficial.
No fim de semana, 20 e 21 de maio, entre as 10 e as 13 horas e as 15 e as 18 horas, vão decorrer diferentes visitas guiadas, que passarão pelo Parque Escultórico do concelho, em comboio elétrico, bem como, de forma autónoma, em bicicletas elétricas e segways. O ponto de encontro será na Loja Interativa de Turismo. Para mais informações sobre o programa pode consultar o site www.cm-stirso.pt .

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...