Select Page

Swonkie, a história de uma boa ideia executada com muito trabalho e paixão

Swonkie, a história de uma boa ideia executada com muito trabalho e paixão

“Esta é a história de uma ideia que deu origem a um projeto, de onde emergiu
uma Startup, que fez nascer uma empresa e, acima de tudo, esta é a história
de uma equipa, de uma grande equipa”, começa assim a narrativa da história
da Swonkie, a startup famalicense que criou uma plataforma inovadora de
gestão de redes sociais que está a conquistar as marcas e as agências
portuguesas e cujo percurso de sucesso foi enaltecido publicamente na última
sexta feira, 21 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova
de Famalicão, Paulo Cunha, no âmbito do Roteiro pela Inovação de Vila Nova
de Famalicão.

Pelas palavras concisas e determinadas de João Cortinhas, que juntamente com
o Daniel Fernandes fundou e gere a empresa,  percebe-se que a Swonkie é
sobretudo a história de uma boa ideia posta em prática com muito trabalho e
dedicação. Ao fim de apenas quatro anos de vida o resultado é esclarecedor
quanto à qualidade e solidez do percurso realizado. A Swonkie já trabalha
com mais de 200 agências a nível nacional e tem no seu portfólio de clientes
90% da media publisher em Portugal, onde se destacam o Grupo Impresa, a
Media Capital, a RTP, Público e o Sapo, bem como marcas como a Parfois, o
ActivoBank, a Carris ou a Konica Minolta. Em meados de 2018 começou a sua
aposta no Brasil, o segundo país com o maior peso nas vendas, e, no primeiro
trimestre de 2020, pretende abrir escritório em Madrid, como porta de
entrada para o mercado latino americano.

Sediada nas instalações da Incubadora Famalicão Made IN da Riopele, a
Swonkie cedo despertou atenções no país, tendo chegado, por exemplo, à fase
de apresentação do projeto no Shark Tank Portugal, em 2016, que deu origem a
uma ligação entre a Swonkie e o empresário Miguel Ribeiro Ferreira, que
ainda perdura, e marcado presença significativa na primeira edição da Web
Summit que se realizou em Portugal nesse mesmo ano. 

Constituída por uma  equipa de 15 pessoas, a Swonkie prepara-se para
reforçar o número de colaboradores, ao mesmo tempo que perspetiva
multiplicar por cinco a sua faturação em 2019. A plataforma criada permite
ao cliente reduzir o tempo desperdiçado na criação e gestão de conteúdo para
diferentes plataformas, ligando as redes sociais. “Somos uma solução de
produtividade. Permitimos que as marcas e as empresas consigam distribuir
todos os conteúdos para as diversas redes sociais de uma forma mais rápida e
com isso vendemos tempo às empresas”, explica João Cortinhas. 

Quanto ao segredo do sucesso, João Cortinhas, não hesita: “Um projeto só vai
para a frente com muito trabalho, muita paixão, muita dedicação, e quando
nós sabemos que temos mais obrigações que direitos numa missão. É esse o
espirito que está presente neste grupo”.

O Presidente da Câmara Municipal enalteceu o trabalho, percurso e
irreverência da Swonkie “uma empresa fora da caixa” que “traz um produto
novo ao mercado que aporta um valor diferente” e que, por isso, “é um caso
muito meritório, que mostra que uma boa ideia, bem executada e acompanhada
com realismo pode dar bons frutos”. “O percurso da Swonkie é um exemplo para
as novas gerações e para todos os potenciais empresários”, concluiu Paulo
Cunha.

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, a Swonkie organiza em Vila Nova de
Famalicão o Social Media Hackathon, o maior evento nacional de social media,
onde mais de vinte especialistas debatem em Vila Nova de Famalicão as
principais tendências e partilham casos de estudo e conhecimentos sobre os
principais temas em marketing digital 

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização