quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Super computador instalado em Riba de Ave

Avatar

Publicado

em

Publicidade

É inaugurado esta sexta-feira no Centro de Dados de Riba d’Ave, em Famalicão, o Minho Advanced Computing Centre (MACC). A iniciativa conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Presidente da REN, Rodrigo Costa, e do Coordenador-Geral Adjunto do INCoDe.2030, Nuno Feixa Rodrigues.

Este evento decorre no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais – INCoDE.2030 e no contexto específico da Estratégia Nacional de Computação Avançada, em colaboração com a REN e a NOS ao nível da operação do supercomputador, e também com o objetivo de estudar soluções de maximização de alimentação por fontes de energia renováveis pela EDP, com vista a tornar o MACC numa referência mundial de centros de supercomputação sustentáveis.

O novo Supercomputador aumenta em 10 vezes a capacidade nacional de computação e vem estimular novas formas de cooperação entre as comunidades científicas e empresariais nos domínios emergentes da ciência de dados e da inteligência artificial.

A instalação da supercomputação em Portugal cria, assim, oportunidades em domínios como a conceção de novos produtos para as indústrias automóvel e aeroespacial, a medicina personalizada, a conceção de medicamentos e novos materiais, a bioengenharia, a previsão meteorológica e as alterações climáticas.

O novo Supercomputador integra a Rede Ibérica de Computação Avançada e o arranque da participação nacional na iniciativa Europeia EuroHPC, facilitando a instalação de uma segunda máquina até 2020 que irá aumentar novamente a capacidade computacional nacional em 10 vezes.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...