quant
Fique ligado

Santo Tirso

Somos o que comemos

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Patrícia Costa, natural de Oliveira Santa Maria, no concelho de Vila Nova de Famalicão, mas a viver em S. Mamede de Negrelos, é nutricionista e adotou um método para levar os seus conhecimentos a cada vez mais pessoas e cumprir a sua missão: ajudar cada um a ser mais feliz. Invadimos o seu consultório e deixamos-lhe alguns conselhos da médica.

“Que o teu remédio seja o teu alimento e o teu alimento seja o teu remédio”, Hipócrates – Pai da Medicina 460-337 A.C. É este o ponto de partida para uma reportagem sobre a importância daquilo que comemos.
Numa altura em que a maioria das doenças são associadas ao comportamento alimentar, aos erros na pirâmide dos alimentos e ao excesso de gorduras e açúcares que ingerimos, fomos à procura de conselhos de uma área que muitos veem como secundária, mas que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais adeptos, que olham para ela como um tratamento: a nutrição.
Numa consulta personalizada, começamos por conhecer Patrícia Costa. Uma jovem nutricionista que seguiu a área um bocadinho ao acaso, mas certa de que poderia ajudar muita gente a ser mais feliz.

Nesta consulta conseguimos ainda perceber que não há, em dieta nenhuma, um alimento que seja proibido. “Não devemos viver uma prisão da alimentação e devemos parar de rotular os alimentos como bons ou maus, simplesmente temos de aprender a equilibrar e conjugar aquilo que comemos”, aconselhou. Por isso deixamos alguns mitos e verdades que tantas vezes são discutidos quando o assunto é alimentação:

Fruta depois da refeição engorda?
Mito. Temos que ter cuidado com o equilíbrio.
Leite ajuda a dormir melhor?
Verdade.
Bebidas alcoólicas fazem engordar?
Verdade. Cada grama de álcool tem sete calorias.
Tomar vitaminas faz engordar?
Mito.
Pão Integral é melhor porque é menos calórico que o pão branco?
Verdade. Um pão branco tem 290 calorias e o pão integral 232
Comer cenoura faz bem à visão?
Verdade.
De dieta só se podem comer cozidos e grelhados?
Mito. Podemos comer de tudo
Comer barras de cereais ao lanche é saudável?
Mito. Normalmente, têm muita gordura e açúcar.
Numa alimentação saudável só se devem comer carnes brancas?
Mito.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição n.º 119 do JA

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...