Select Page

Soldados que lutaram na Grande Guerra recordados

Soldados que lutaram na Grande Guerra recordados

Para recordar a atuação dos soldados de Vila Nova de Famalicão na 1.ª Guerra Mundial, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão inaugurou uma exposição no Museu Bernardino Machado, na segunda-feira, 9 de abril. A data não foi escolhida por acaso, uma vez que se assinalou o centenário da Batalha de La Lys, considerada um dos maiores desastres militares da história de Portugal e na qual morreram centenas de soldados lusos.

Paralelamente à inauguração da exposição, denominada “A I Grande Guerra e a sua repercussão em Vila Nova de Famalicão”, foi ainda celebrada uma missa em memória dos ex-combatentes, descerrada uma lápide comemorativa no monumento “Aos Mortos da Grande Guerra”, localizado na Praça 9 de Abril, e ainda lançado o “Dicionário dos expedicionários famalicenses (1914-1918)”. Este último foi lançado pela Câmara de Famalicão e é da autoria do investigador Amadeu Gonçalves, que desvendou os nomes dos cerca de 500 famalicenses que combateram em La Lys e respondeu a perguntas como: “O que lhes aconteceu?” “Quem foi feito prisioneiro?” “Onde?” “Quem sobreviveu?” “Quem morreu?”.

Videos

Loading...

Siga-nos

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização