quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Semana Santa em Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Das iniciativas da Semana Santa propostas, destacam-se as duas procissões, dia 18 “Ecce Homo” mais conhecida como procissão do “ Senhor da Cana Verde” e dia 19 “ Enterro do Senhor” que saem às 21:30H e terminam na Igreja Matriz Antiga.

Estas procissões têm três características que as tornam originais e diferentes das demais: pela palavra reflexões efetuadas ao logo do caminhar lento da procissão, da responsabilidade do Pároco Padre Francisco Carreira, pelo canto a cargo do Orfeão Famalicense e pelos quadros dinâmicos constituídos por jovens escuteiros do CNE Núcleo de Vila Nova de Famalicão, que, nas paragens das procissões, ganham vida. 
As cerimónias de natureza litúrgica relativas ao Tríduo Pascal têm lugar todas na Igreja Matriz Nova: dia 18 Lava – pés e Missa da Ceia do Senhor às 18:00H; dia 19, Sexta-Feira Santa, Celebração da Paixão e Morte do Senhor: dia 20 às 21H Vigília Pascal; no dia de Páscoa às 12:30H Missa Solene do Domingo de Páscoa depois de 23 compassos terem percorrido a cidade repetindo a todos a grande novidade “ Cristo Ressuscitou. Aleluia”. Com estas palavras também o Pároco ou um seu representante cumprimentam as famílias aspergindo com água benta a casa e todos os que nela habitam.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...