quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso vai ter ensino profissional na área da construção civil

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A oferta formativa do concelho de Santo Tirso será reforçada já a partir de outubro. O Município formalizou uma parceria com o Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) para promover a formação profissional no setor da construção civil.

“Nós queremos continuar a investir no ensino especializado e desenvolver políticas que tornem o concelho cada vez mais competitivo na área da formação profissional”, garante o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa. Ter uma oferta adaptada às reais necessidades do mercado de trabalho da zona onde Santo Tirso se insere é, de resto, a pedra de toque da estratégia municipal.

O acordo, assinado pelo presidente da Câmara, a presidente e o vogal do Conselho de Administração da CICCOPN, Carla Vale e António Sá Machado, e o Diretor da Instituição, Rui Valente, garante o arranque do curso de técnico/preparador de obra, CAD e modelação BIM, no próximo mês de outubro, na Fábrica de Santo Thyrso.

Para Alberto Costa, “o protocolo de colaboração com a CICCOPN vem facilitar o encontro entre a oferta do Município em termos de profissionais qualificados, com aptidões tecnológicas adaptadas às novas ferramentas de trabalho, e a necessidade de contratação de recursos humanos do setor da construção civil”.

Com cerca de 50 por cento da população estudantil do concelho a terminar o ensino secundário através das vias profissionalizantes, o autarca assegura que “ter este tipo de ofertas disponíveis em Santo Tirso, assim como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pela Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e pelo do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), assume uma importância acrescida”.

O Município de Santo Tirso tem vindo a desenvolver projetos académicos no concelho, agindo como facilitador na formação e aprendizagem e privilegiando o diálogo com o Instituto de Ensino e Formação Profissional, as instituições de ensino e as empresas instaladas no concelho.

Para além da oferta formativa disponível nos estabelecimentos de Ensino, estão já a ser ministrados, na Fábrica de Santo Thyrso, três cursos do ISEP. No próximo ano letivo arrancam mais dois, ministrados pela ESMAD.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...