quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso sobe mais de 70 lugares no ranking da transparência municipal

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso subiu 73 lugares no Índice de Transparência Municipal, estudo da organização não-governamental Transparência e Integridade, que avalia a informação de interesse público disponibilizada no site oficial das autarquias. O Município está entre os 48 que mais subiram no ranking, face ao ano anterior, tendo mesmo alcançado uma pontuação de 100 por cento em matéria de transparência económica e financeira.

 Santo Tirso está entre os 48 municípios que mais subiram no Índice de Transparência Municipal. Os dados relativos ao ano de 2017, lançados pela organização não-governamental Transparência e Integridade – Associação Cívica, colocam o Município na 70ª posição, entre os 308 a nível nacional.

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, os resultados obtidos são fruto de “uma política de rigor e transparência” que tem sido implementada pelo executivo municipal. Segundo Joaquim Couto, “o poder político tem a obrigação de prestar contas à população” e, por isso mesmo, “tem sido feito um grande esforço no sentido de ter informação disponível aos munícipes”, quer através do sitio da autarquia, quer através de outras formas de comunicação.

A subida no ranking alcançada é de 73 lugares, face a 2016 e de 182 lugares, comparativamente a 2015. Entre os diferentes parâmetros avaliados, o grande destaque vai para a transparência económico financeira, com 12 indicadores analisados, cuja avaliação atribuída ao Município de Santo Tirso é de 100 por cento. A relação com a sociedade, com oito indicadores analisados, também é destaque, com uma avaliação de 92,86 por cento.

Estes resultados, aponta Joaquim Couto, “significam que estamos a disponibilizar toda a informação da ação política da Câmara aos munícipes, assente no princípio de aproximação do poder político às pessoas”.

Este ano, os 76 indicadores avaliados não foram alterados, mas o Índice de Transparência Municipal reforçou a exigência nos critérios usados para avaliar cada indicador, no sentido de incentivar os municípios a melhorar a qualidade de informação prestada aos cidadãos.

O Índice de Transparência Municipal é elaborado em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Politicas Públicas da Universidade de Aveiro e trata-se de uma avaliação anual de informação de interesse público.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...