quant
Fique ligado

Santo Tirso

SANTO TIRSO QUER SENSIBILIZAR PARA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Avatar

Publicado

em

Publicidade

No âmbito das comemorações do Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado a 25 de novembro, a Câmara Municipal, em parceria com a Rede Social e a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, leva a cabo uma ação de sensibilização junto da população, com iniciativas até 7 de dezembro.

A violência contra as mulheres é um problema social que não é novo, mas que continua cercado por alguns tabus e onde a vergonha leva muitas vezes ao silêncio e à aceitação. Numa tentativa de mudar mentalidades e sensibilizar pessoas de todas as faixas etárias será inaugurada no dia 23, às 16h30, a exposição da ilustradora Rosário Pinheiro, no Tribunal de Santo Tirso, patente até 7 de dezembro.

“Uma menina não”, o título da mostra, aborda os principais estereótipos em torno do comportamento feminino e do que a mulher pode ou não fazer. “Uma menina não assobia, não anda sozinha na rua, não diz palavrões, não pode usar muita maquilhagem, não pode ser gorda, não pode ser muito magra, não pode abortar, não pode seduzir, não pode acusar, não pode falar alto, não pode gostar de outra menina, não pode ser mais inteligente, não pode impor-se, não pode…”. Estas foram algumas das respostas dadas por mulheres portuguesas, entre os 15 e os 60 anos, à questão “O que já te disseram que não podias fazer ou tinhas que fazer só por seres menina/mulher?”, e que agora dão forma às ilustrações da exposição.

A sensibilização é feita, igualmente, com recurso ao teatro. “Femina”, dramatizada pelo Grupo de Teatro Aviscena, sobe ao palco auditório Eng.º Eurico de Melo no dia 24 de novembro, às 18h00. A peça percorre o dia-a-dia de um escritório onde ser uma trabalhadora dedicada não garante o reconhecimento e respeito devido. Uma produção, com entrada gratuita, que retrata o papel da mulher na sociedade atual.

Também com encenação do Grupo de Teatro Aviscena, a Câmara de Santo Tirso vai promover a realização de sketches improvisados que incitam ao debate na sala de aula e irão proliferar pelas escolas do concelho. Destinados a alunos do 11º e 12º anos, os sketches serão levados às escolas nos intervalos da manhã dos dias 19 e 22 de novembro e incluem debates em contexto de sala de aula promovidos por técnicas da especialidade.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...