quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso na Coreia do Sul para dar a conhecer políticas educativas

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso foi um dos dez municípios portugueses representados na última Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, realizada entre os dias 14 a 16, em Changwon, na Coreia do Sul. A par de Lisboa, Santo Tirso foi ainda um dos municípios escolhidos para apresentar uma comunicação, permitindo mostrar que o tem vindo a ser feito no concelho, para potenciar o desenvolvimento de políticas educadoras. Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Couto, as medidas implementadas “têm vindo a tornar Santo Tirso um Município mais inclusivo, democrático e solidário”.
Reconhecendo a importância de se privilegiar políticas de cariz educativo, Santo Tirso tem vindo a “impulsionar práticas e atividades que a consolidem enquanto uma cidade mais educadora, participativa, solidária e inclusiva”.
“O carácter inovador, abrangente, integrador e inclusivo das suas políticas educativas, tem vindo a contribuir para a afirmação de Santo Tirso também a nível internacional”, afirmou fonte da autarquia, que justificou assim a presença do município entre os dez portugueses representados na última Assembleia Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, realizada entre os dias 14 a 16, em Changwon, na Coreia do Sul. Santo Tirso integrou, a convite do município anfitrião, o painel de autarcas.
Várias têm sido já as participações de Santo Tirso em congressos, encontros e publicações desde que aderiu ao designado movimento das cidades educadoras em 2010, data que assinala a sua integração na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e, por inerência, na rede territorial portuguesa das cidades educadoras (RTPCE).
Partindo das aprendizagens proporcionadas por este trabalho em rede, pela cooperação, debate e partilha de ideias geradas em torno deste movimento, Santo Tirso “tem conseguido projetar, divulgar e enriquecer as atividades e projetos desenvolvidos na área da educação”. “A participação assídua e interessada de Santo Tirso nestes espaços de partilha e de debate tem sido destacada e valorizada, quer no contexto nacional, quer internacional. A nível nacional, releva-se o facto de Santo Tirso ter sido o Município escolhido para acolher o último Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. Realizado no passado dia 26 de fevereiro, este registou um nível de participação ímpar, tendo conseguindo reunir um total de 95 representantes de 44 municípios de todo o país”, acrescentou a mesma fonte.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...