https://autosolucoes.pt/campanhas/

Santo Tirso – Investimento no desenvolvimento desportivo já ultrapassou os 5 milhões de euros desde 2013

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, revelou ontem que o investimento em Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo já ultrapassou, desde 2013, os cinco milhões de euros e garantiu que “esta é uma aposta para continuar”.

Alberto Costa falava na abertura de uma ação de formação sobre “A dimensão da importância das cargas externas nas equipas de futebol de elite”, promovida pela Fenomenus com o apoio da Câmara Municipal, que contou com as intervenções de Eduardo Oliveira, fisiologista do FC Porto, e Francisco Miranda, fisioterapeuta do SC Braga.

Na mensagem que transmitiu à cerca de meia centena de participantes, no auditório da Biblioteca Municipal, Alberto Costa lembrou que, “desde 2013, o Desporto tem sido uma das áreas onde efetuamos um forte investimento, designadamente através do apoio ao associativismo para a dinamização de programas de promoção da prática desportiva e da atividade física, bem como da requalificação e construção de infraestruturas”.

Por outro lado, segundo o presidente do Município, “o investimento ao nível das infraestruturas ronda já os 4,5 milhões de euros, além de ter sido triplicado o número de relvados sintéticos no concelho”. Este é, aliás, um esforço que não vai ficar por aqui. “Em colaboração com as associações desportivas, estão já em curso mais três obras de colocação de sintéticos, em Monte Córdova, Rebordões e Água Longa”, disse.

“Este investimento acontece e vai continuar a acontecer porque entendemos o Desporto como um instrumento de afirmação territorial, de forte promoção da marca Santo Tirso e de incentivo de hábitos de vida saudáveis”, salientou Alberto Costa.

De acordo com os números apresentados pelo autarca, “Santo Tirso tem, atualmente, mais de 2500 praticantes federados e acima de dois mil não federados, isto sem contar com os praticantes informais de atividade física que, ao final do dia, enchem os nossos espaços verdes e de lazer”.

Dirigindo-se aos presentes na ação de formação, Alberto Costa manifestou o seu contentamento por ver, na plateia, “muitas caras conhecidas do mundo do futebol, e não só, todas elas bastante conceituadas e de absoluta excelência”. Entre elas, Silvino Morais, treinador de guarda-redes da Seleção Nacional Sub-17, e Joaquim Milheiro, coordenador técnico do setor da formação da Federação Portuguesa de Futebol.

Leia também...