quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso integra rede da Garantia Jovem (c/video)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A autarquia de Santo Tirso é a mais recente entidade que integra a rede Garantia Jovem. Esta medida governamental, mediada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), é dirigida a jovens com menos de 30 anos com o objetivo de lhes dar uma oportunidade de educação e formação, estágio ou emprego, no prazo de quatro meses após ficarem desempregados ou terem saído do sistema educativo e formativo.

O instrumento foi apresentado numa sessão na Fábrica de Santo Thyrso, no dia 16 de junho. A autarquia tirsense tem como missão contribuir ao nível local para a sinalização, o encaminhamento e a integração dos jovens no sistema educativo ou formativo ou no mercado de trabalho. Para o presidente, Joaquim Couto, as câmaras “estão numa situação privilegiada, porque através das freguesias e dos serviços municipais podem ter uma colaboração muito estreita para o contacto entre os desempregados, as várias capacidades profissionais do IEFP e os investidores”. O município assume, assim, uma “posição de pivô”, que “otimiza e torna mais ágeis e consequentes as políticas globais do Governo para a promoção do emprego”.
A integração na rede surge ainda como um reforço das políticas desenvolvidas rumo à diminuição da taxa de desemprego, que, segundo Joaquim Couto, já têm dado frutos, com o registo do “grande investimento no imobiliário, na construção e na migração de várias empresas para o concelho e de outras, já instaladas, que estão a reinvestir”.
O papel do município na diminuição da taxa de desemprego é também valorizado pela diretora do Centro de Emprego de Santo Tirso, Isabel Cruz, que sublinhou “as medidas do INVEST Santo Tirso”, através das quais “são dadas excelentes condições aos empresários, que fazem com que eles se aloquem no concelho e criem mais oportunidades de emprego”.
Do lado do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o trabalho tem sido desenvolvido para responder “às necessidades das empresas”. “Previamente, negociamos com os empresários e criamos um plano de formação à medida das necessidades das competências para que a empresa possa potenciar os estágios. Desenhamos o currículo, os trabalhadores fazem a formação na empresa e depois ficam a trabalhar lá”, explicou Isabel Cruz.
Para participar numa das medidas da Garantia Jovem, os jovens que não se encontrem integrados nem no sistema de educação e formação nem se encontrem inscritos nos serviços de emprego podem registar o pedido de contacto no site www.garantiajovem.pt ou dirigir-se a uma das entidades parceiras que asseguram a resposta pretendida.

Desemprego diminuiu em Santo Tirso

Em Santo Tirso, a taxa de desemprego baixou. Segundo Isabel Cruz, no universo do Centro de Emprego de Santo Tirso e Trofa, existiam “7600 desempregados há cerca de um ano” e, atualmente, existem “7000”. “Acredito que a tendência vai continuar. Estamos a ver os empresários a acreditar que o IEFP é uma instituição que lhes presta um bom serviço, retirando a imagem negativa do inscrito no centro de emprego. Neste momento, face ao contexto económico que passamos, temos excelentes recursos e o IEFP tem que fazer o trabalho, demonstrando que vale a pena vir ao centro de emprego buscar mão de obra”

Números do desemprego em Santo Tirso
Janeiro 2015 – 5321
Janeiro 2016 – 4862
Fevereiro 2016 – 4862
Março 2016 – 4739
Abril 2016 – 4600

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...