quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso ganha Alfa Pendular até Lisboa

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso vai passar a ser ponto de paragem do Alfa Pendular, na ligação Guimarães/Lisboa. Uma vitória importante para o Município que vê, desta forma, um dos compromissos eleitorais assumidos pelo presidente da Câmara, Joaquim Couto, cumpridos: melhorar a qualidade dos transportes na região e na sub-região do Vale do Ave.

A CP – Comboios de Portugal anunciou oficialmente esta quinta-feira que vai alargar o serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com passagem por Santo Tirso, já a partir do dia 1 de maio. Uma medida que, segundo o autarca de Santo Tirso, vai, não só, “melhorar a mobilidade da população”, mas também “ter importantes impactos na economia local”.

A partir do momento da entrada em funcionamento desta linha, realçou Joaquim Couto, “Santo Tirso passa a ter uma ligação a Lisboa mais rápida e direta, beneficiando o tecido empresarial sedeado no concelho, nas suas deslocações de negócios”. Assim, “para além das autoestradas que servem o Município, da proximidade ao aeroporto do Porto e ao porto de Leixões, Santo Tirso passa a ter uma ligação ferroviária direta a Lisboa”.

Outra das mais valias da passagem do Alfa Pendular por Santo Tirso é o facto de beneficiar o setor do turismo. É mais fácil, apontou o presidente da Câmara Municipal, “vender um «pacote turístico» a concelhos do norte do país quando se tem uma ligação direta a Lisboa”.

De acordo com Joaquim Couto, a vontade política de transformar e melhorar os transportes na região não ficará pela medida anunciada esta quinta-feira pela CP. Uma das ideias passa por melhorar o interface entre as estações de comboios e os transportes rodoviários que servem os municípios de Santo Tirso, Guimarães e Famalicão.

“Queremos que se imponha uma intermodalidade entre os diferentes operadores de transportes, de forma a servir melhor as populações”, aludiu o autarca de Santo Tirso, concluindo que tem havido um diálogo regular com os outros dois concelhos para melhorar os transportes intermunicipais.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...