Santo Tirso ganha Alfa Pendular até Lisboa

Santo Tirso vai passar a ser ponto de paragem do Alfa Pendular, na ligação Guimarães/Lisboa. Uma vitória importante para o Município que vê, desta forma, um dos compromissos eleitorais assumidos pelo presidente da Câmara, Joaquim Couto, cumpridos: melhorar a qualidade dos transportes na região e na sub-região do Vale do Ave.

A CP – Comboios de Portugal anunciou oficialmente esta quinta-feira que vai alargar o serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com passagem por Santo Tirso, já a partir do dia 1 de maio. Uma medida que, segundo o autarca de Santo Tirso, vai, não só, “melhorar a mobilidade da população”, mas também “ter importantes impactos na economia local”.

A partir do momento da entrada em funcionamento desta linha, realçou Joaquim Couto, “Santo Tirso passa a ter uma ligação a Lisboa mais rápida e direta, beneficiando o tecido empresarial sedeado no concelho, nas suas deslocações de negócios”. Assim, “para além das autoestradas que servem o Município, da proximidade ao aeroporto do Porto e ao porto de Leixões, Santo Tirso passa a ter uma ligação ferroviária direta a Lisboa”.

Outra das mais valias da passagem do Alfa Pendular por Santo Tirso é o facto de beneficiar o setor do turismo. É mais fácil, apontou o presidente da Câmara Municipal, “vender um «pacote turístico» a concelhos do norte do país quando se tem uma ligação direta a Lisboa”.

De acordo com Joaquim Couto, a vontade política de transformar e melhorar os transportes na região não ficará pela medida anunciada esta quinta-feira pela CP. Uma das ideias passa por melhorar o interface entre as estações de comboios e os transportes rodoviários que servem os municípios de Santo Tirso, Guimarães e Famalicão.

“Queremos que se imponha uma intermodalidade entre os diferentes operadores de transportes, de forma a servir melhor as populações”, aludiu o autarca de Santo Tirso, concluindo que tem havido um diálogo regular com os outros dois concelhos para melhorar os transportes intermunicipais.

Notícias relacionadas...

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização