quant
Fique ligado

Notícias

Santo Tirso: “Flecha” marca estreia de Mercedes Lachmann a expor em Portugal

“Flecha” é a primeira exposição individual de Mercedes Lachmann em Portugal e abrange sua mais recente produção.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Flecha” é a primeira exposição individual de Mercedes Lachmann em Portugal e abrange sua mais recente produção.

A artista brasileira apresenta-se no País com uma mostra para o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, com a curadoria de Cristiana Tejo e Álvaro Moreira, que é inaugurada esta sexta-feira, às 19h30.

“O recorte curatorial toma a flecha como elemento material e conceitual que interliga histórias, lugares e tempos, dialogando também com a própria coleção arqueológica do Museu Municipal Abade Pedrosa. Um objeto que propicia subsistência, proteção e ataque, a flecha está presente em incontáveis contextos e povos. Os trabalhos escolhidos apontam para encantamento, regeneração, interdependência, sensorialidade e suspensão”, pode ler-se na sinopse da exposição.

Suas obras exploram questões relativas à mudança climática, aos ciclos da vida, e as transformações da matéria.

A partir de 2013 dá início a um longo período de investigação com a água explorando suas propriedades de peso, fluidez e translucidez. As obras vão se desdobrando estabelecendo um universo ficcional articulando proposições como deslocamento, renovação e cura.

Naturalmente a pesquisa com água conduz os trabalhos ao mundo vegetal, às árvores, e às ervas medicinais e aromáticas. A expressão multissensorial das plantas contagia seu processo criativo abrindo novas experimentações. Mercedes passa a trabalhar com diversos materiais, medias, cores, texturas, movimentos, sonoridades como resposta a esse impulso de expansão.

A exposição estará patente até 8 de outubro.

Pode ler também...