quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso, Famalicão e Trofa são
Autarquias Familiarmente Responsáveis

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Dois mil e vinte e dois marca o 11.º ano – 10.º consecutivo -, que Vila Nova de Famalicão recebe a bandeira de município “Familiarmente Responsável”, uma distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

As autarquias recebem este reconhecimento pela “política integrada de apoio à família, com dados reportados a 2021”.

“É mais uma prova inequívoca de que Famalicão é, sem dúvida, o Lugar da Família”afirma o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, acrescentando que se trata “do reconhecimento do valor e do sucesso das políticas municipais de apoio aos agregados familiares famalicenses”.

Sobre diploma de formalização da pertença de Famalicão à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, também entregue na mesma cerimónia, no auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), em Coimbra, o edil realça que esta cooperação com municípios de outros cantos da Europa, “permite obter outras realidades, outros dados, outras experiências, que capacitam a ser um território cada vez mais atento e eficaz na intervenção pública”. “Somos exigentes, queremos aprender com os melhores e também dar a conhecer o que de melhor se faz em Famalicão”, acrescentou.

Santo Tirso também vai receber a bandeira com palma, o que representa que já é distinguida há mais de três anos. Neste caso, o estatuto de “Familiarmente Responsável” é-lhe atribuído há seis anos sem interrupções.

“As famílias são a unidade mais pequena das nossas comunidades, são a base que cria o todo. Por isso, a nossa contínua aposta na qualificação do território, mas também a criação e implementação de medidas concretas para apoiar e melhorar a vida das famílias no nosso concelho é das principais prioridades das nossas políticas”, afirma o vereador com o pelouro da Ação Social, José Pedro Machado, que participou na cerimónia de entrega de bandeiras, em Coimbra.

A Trofa também merecerá a mesma bandeira, por quatro anos consecutivos de distinções.

Este ano, a bandeira verde chega a 95 autarquias das 145 que se candidataram, naquela que é a 14.ª edição deste prémio. Segundo o Observatório, o “alargamento da gratuitidade em alimentos, medicamentos, transportes, desporto e cultura é uma tendência crescente”.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral. Tendo como Mecenas Principal a Fundação Millennium bcp, é o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

Pode ler também...