quant
Fique ligado

Desporto

Santo Tirso e Famalicão são amigos do desporto

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Distinguidos, mais uma vez, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão viram também reconhecidas as ações promovidas nesta área, durante a pandemia.

Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão foram distinguidos, mais uma vez, com o título de “Município Amigo do Desporto”, pela Associação Portuguesa de gestão do Desporto (APOGESD).

O concelho tirsense é distinguido desde 2016, ano em que foi criado o galardão. Ana Maria Ferreira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal, esteve na cerimónia de entrega dos galardões, que decorreu na Póvoa de Varzim, a 30 de dezembro, e não escondeu o “orgulho” por ver Santo Tirso reconhecido, de novo, pelas políticas desenvolvidas para a promoção e incentivo à atividade física.

Para a atribuição deste prémio, são avaliados parâmetros, como a organização desportiva, eventos, programas, equipamentos, estratégias de sustentabilidade ou desporto solidário. “O planeamento desportivo e a dimensão económica; as instalações e as organizações desportivas existentes, assim como os eventos de atividade física, desportivos e de formação foram outros dos fatores que contribuíram para a atribuição do galardão”, detalhou a autarquia, em comunicado.

Este ano, marcado pela pandemia e consequentes obstáculos à prática da atividade física, a APOGESD decidiu também distinguir os municípios nas áreas “Intervenção Covid-19” e “Presença Digital do Desporto e da Atividade Física”, nas quais a ação de Santo Tirso foi assinalada como “recomendada”, graças a atividades como a do programa “Santo Tirso Ativo”, vocacionado para pessoas com mais de 60 anos, que migrou para as plataformas digitais, com transmissão regular das aulas nas redes sociais do Município.

Neste capítulo, Vila Nova de Famalicão mereceu o 2.º lugar na “Presença Digital do Desporto e da Atividade Física”, enquanto viu “recomendada” a ação desenvolvida na “Intervenção COVID-19”, justificada pelas aulas de desporto online e pelo recém-criado canal de YouTube “Famalicão Sénior”.

Paulo Cunha, presidente da autarquia famalicense, sustenta que, “em tempos de pandemia, o digital ganhou ainda mais dimensão” e que as aulas de desporto online e o novo canal de Youtube foram e continuam a ser muito importantes “para levar alento e energia à vida das pessoas”.

O município famalicense voltou a receber o selo de Amigo do Desporto pelo quarto ano consecutivo, vendo reconhecido o trabalho desenvolvido na área, principalmente na atividade desportiva gratuita e orientada para a população, com os programas “Famalicão em Forma” e “Mais e Melhores Anos”.

As “inscrições e seguros dos jovens atletas nas diferentes federações desportivas suportadas pelo município, o apoio às atividades das associações e coletividades, a ampliação e modernização do parque desportivo do concelho e a sua permanente manutenção, a promoção de motricidade infantil e a organização de múltiplos eventos desportivos” também foram argumentos de peso para a distinção.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...